6 estilistas que arrasam na moda verão das passarelas
Enquanto a São Paulo Fashion Week mostra as tendências da moda do verão 2015, confira 6 exemplos de estilistas que historicamente se destacam na estação
Da Redação
Publicado em 2 de abril de 2014 às 18h51.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h14.
São Paulo – Durante esta semana, as apostas das maiores grifes do país para o verão de 2015 estão dominando as passarelas na São Paulo Fashion Week , que acontece até sexta-feira. Em meio a grandes nomes da moda nacional, algumas marcas e estilistas têm maior destaque quando se fala da estação mais quente do ano. A pedido de EXAME.com, Otávio Pereira Lima, professor do curso de pós-graduação em Negócios e Varejo de Moda da Universidade Anhembi Morumbi, elencou os principais nomes que, segundo sua visão, não só impressionam no aspecto estético das roupas como também demonstram um bom olhar mercadológico, adequado ao púbico que buscam atingir. Confira.
“A Animale é uma grife que vem encantando”, afirma. Para Lima, a marca tem ganhados pontos no quesito inovação e nos produtos e materiais com referências brasileiras, sem cair em estereótipos. As roupas da grife que abriu o evento na última segunda-feira, segundo ele, são elegantes e transparecem a sensualidade da mulher nacional, que não é vulgar e é marcada pela descontração. Outro mérito da marca é não cair no clichê, já que além de investir na estamparia (aspecto muito característico da maioria das coleções de verão), também explora a composição de materiais para ditar sua moda.
Com um apelo um pouco menos comercial do que a Animale e bem mais ousado do que muitas marcas do país, o estilista Alexandre Herchcovitch, que apresentou sua coleção na terça-feira, é outro destaque da temporada mais quente do ano. Isso porque seu trabalho, de acordo com Lima, traz influências do design e uma importante reflexão sobre a seleção de materiais usados nas coleções, fazendo uma moda urbana e brasileira, ao mesmo tempo.
Marcado para encerrar a São Paulo Fashion Week, na sexta-feira, a grife de Samuel Cirnansck preenche uma área carente do mercado brasileiro. Trabalhando com roupas de festa, mais elaboradas, o estilista chama a atenção pelo seu cuidado com suas produções, que costumam trazer um toque artesanal, de looks feitos à mão, algo pouco explorado no ramo de roupas de gala no país, para Lima. “Além disso, ele ainda tem um toque de brasilidade”, diz o professor.
“A Osklen é uma grife que a gente não pode deixar de citar, porque é referência de marca que traz no DNA a identidade carioca, mais despojada”, afirma o especialista. Para ele, as coleções de verão da empresa criada por Oskar Metsavaht trazem, ao mesmo tempo, simplicidade, elegância e requinte. A experimentação, a busca de diferentes materiais, e a valorização de processos produtivos e outras questões ligadas à sustentabilidade são outros pontos que fazem da Osklen, que se apresenta na SPFW na quinta-feira, uma das principais da estação.
Especializada em moda praia, a grife Adriana Degreas encara o desafio de inovar, ser criativa e experimentar mesmo em peças de pouco tecido. A estilista, que apresenta sua coleção nesta quarta-feira, tem um público alvo bem específico, se esforça para agradá-lo e consegue. “A gente costuma brincar que a moda da Adriana Degreas não é moda praia, mas ‘moda iate’, que a pessoa vai vestir para desfilar para os outros”, diz Lima.
Outra grife que tem destaque no que diz respeito a moda para o verão se apresenta hoje. A Água de Coco, por Liana Thomaz, também busca experimentações em suas peças para a praia, apesar de ser um pouco mais comercial do que a Adriana Degreas e de nem sempre levar tudo que mostra na passarela para a loja, na opinião do professor.
Mais lidas
Mais de Casual
Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o rankingOs olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássarosOs hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025