Casual

6 dicas para aliar o prazer de comer com o bem-estar

Tendência no fim de ano é comer mais para saciar a vontade de experimentar tudo e compensar depois

Mesa de jantar de natal: na visão da ciência da nutrição, não é o excesso em dois dias que desequilibra o processo de educação alimentar que foi feito ao longo de doze meses (Getty Images)

Mesa de jantar de natal: na visão da ciência da nutrição, não é o excesso em dois dias que desequilibra o processo de educação alimentar que foi feito ao longo de doze meses (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2013 às 09h34.

São Paulo - É quase impossível resistir às delicias que são feitas nas festas de fim de ano. Afinal, são receitas que normalmente estão presentes no cardápio apenas nesta época do ano. Sendo assim, a tendência é comer mais para saciar a vontade de experimentar tudo e compensar depois.

A boa notícia para quem lutou o ano todo para manter a forma é que, na visão da ciência da nutrição, não é o excesso em dois dias que desequilibra o processo de educação alimentar que foi feito ao longo de doze meses. De acordo com Rafaela Isis Reis Allevato, coordenadora do serviço de Nutrição o Hospital San Paolo - centro hospitalar de média complexidade localizado na zona norte de São Paulo – não precisa evitar comer os alimentos, o ideal está nas escolhas: “Ao invés de exagerar nas saladas, sempre incrementadas com maionese e frutas secas, opte pela de folhas e só experimente a elaborada que a ‘tia’ fez com tanto carinho”.

A nutricionista completa “para sentir-se saciado, comece com a salada de folhas, em seguida parta para o prato principal, sem exagerar, e na escolha da sobremesa, opte por frutas frescas. Se ainda estiver com disposição, experimente o doce de sua preferência”.

Outro problema é a má digestão junto com o desconforto e mal estar. Neste caso, é importante não deixar de lado a hidratação e a prática de atividades físicas, essenciais para o bem-estar e recuperação do organismo.

“Para evitar os desconfortos causados pelos excessos, o ideal é recorrer a soluções com propriedades digestivas. Plantas como o boldo, ótimas para fazer um chá, possuem propriedades benéficas para o fígado; o ruibarbo, que é conhecido por ser digestivo, e a cáscara sagrada, que melhora o fluxo da secreção do pâncreas, são excelentes para este tipo de problema”, afirma Vanderlí Marchiori, nutricionista especialista em fitoterapia

Vanderlí ainda dá dicas do que pode ser feito para aproveitar melhor esses momentos de confraternização e verdadeiros banquetes:

• Antes de sair para encontros com amigos, coma uma fruta com aveia - garante saciedade e não sobra muito espaço para besteiras;


• Não beba líquidos junto com comidinhas. Beba dez minutos antes ou pelo menos meia hora depois de comer;

• Abusou de carnes e frituras? Uma fatia de abacaxi bem geladinha com raspas de limão e hortelã picados auxiliam muito na digestão;

• Troque as opções fritas por assadas: asse o alimento em forno brando para garantir o cozimento interno e aumente a temperatura para poder dourar e deixar o alimento crocante;

• Espere pelo menos 15 minutos para atacar a sobremesa. Escolha cuidadosamente o que atende sua preferência e experimente. Os outros doces não preferidos devem ser evitados, pois comer muito açúcar após a refeição gera mal estar imediato;

• Compre perus e pernis menores. A tendência das pessoas é comprar perus ou pedaços de porcos com 7 quilos e só o fato de ter muito volume já induz as pessoas a consumirem mais e, consequentemente, não digerirem tão bem.

Antes e depois

De acordo com Rafaela Isis Reis Allevato, existem alguns métodos que as pessoas adotam antes e depois das festas, a fim de preparar o organismo para a ingestão calórica de alimentos que farão no fim do ano, entre eles estão:

1) A prática regular de exercícios: Se feita corretamente só trará benefícios ao organismo. Quem pratica atividade física tem o metabolismo mais acelerado, ou seja, gasta mais energia e necessita ingerir mais calorias. Mas não se engane, a receita para o processo de emagrecimento está em não ingerir mais calorias do que o corpo necessita, então não exagere só porque pratica esportes.


2) O uso de laxantes: É uma prática que não é indicada a nenhum individuo como processo de emagrecimento, pois o seu uso deve ser indicado por um especialista como alternativa a obstipação intestinal. Estudos indicam que o uso de laxantes agride a mucosa intestinal deixando o usuário mais propenso a doenças intestinais, portanto, pense bem antes de fazer uso de um medicamento sem prescrição médica.

3) Depois das festividades vale a pena investir em uma dieta desintoxicante, ou seja, uma dieta para ajudar o organismo a voltar a rotina alimentar natural. Então, exagere nos sucos verdes ricos em antioxidantes e nas frutas frescas que são ricas em vitaminas e minerais.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoBoa formaNatalSaúde e boa formaTrigo

Mais de Casual

6 dicas para aproveitar Fernando de Noronha em qualquer época do ano

Os presentes mais populares deste Natal, segundo o ranking de apps da Apple

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de ano

Como vai ficar o mercado de relógios de luxo em 2025?