Exame Logo

5 pais famosos ativistas do meio ambiente

Confira os paizões que usam e abusam da fama para alertar o público sobre as questões ambientais urgentes

Richard Branson (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 17h18.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.

O que um bilionário como Richard Branson , fundador do império Virgin, pode fazer pelo planeta Terra? Aficionado por inovação e por literalmente desbravar o universo - a Virgin Galactic quer ser a primeira empresa a oferecer voos particulares para o espaço - Branson só tem a oferecer investimentos robustos no meio ambiente. Eleito, em 2007, um dos heróis do meio ambiente pela revista Time, ele acredita que a investigação científica e o desenvolvimento de novas tecnologias são a melhor esperança para evitar desastres naturais . Em 2006, Branson se comprometeu a investir US$ 3 bilhões em 10 anos - incluindo 100% dos lucros das companhias aéreas Virgin's e empresas de trem - para desenvolver combustíveis limpos, renováveis e tecnologias ambientais de ponta. No começo de julho, o milionário avisou que vai levar seus dois filhos, Holly e Sam, para a primeira viagem espacial da Virgin Galactic, ano que vem.
  • 2. O lado verde do 007

    2 /6(Getty Images)

  • Veja também

    Consagrado no papel de um agente secreto do serviço de espionagem britânica, Pierce Brosnan é, fora da ficção, um agente em defesa do meio ambiente. Ele não está sozinho nessa empreitada. Junto de sua mulher Keely Shaye, o ator irlandês investe tempo e dinheiro em prol da proteção do mamíferos marinhos. Ele tem três filhos, Sean, Dylan Thomas e Paris Beckett. Crítico ferrenho da moratória de caças à baleia, em países como Japão e Irlanda, ele defende a não-tolerância à atividade, sob qualquer justificativa. Atualmente, o casal lidera uma campanha contra a instalação de um porto de gás natural pela empresa BHP na costa de Malibu. De acordo com o site do ator, esse projeto representa "impactos potencialmente negativos e irreversíveis para o litoral e o meio ambiente".
  • 3. Kevin Costner, o "guarda-costas" do mar

    3 /6(Stuart Franklin/Getty Images)

  • Em 2010, Kevin Costner se tornou pai pela sétima vez aos 55 anos. No mesmo ano, o ator americano demonstrou bem o que é ser um cidadão preocupado com o meio ambiente e um empresário antenado nas tecnologias limpas. Empresário? Isso mesmo. Kevin Costner é dono de uma empresa que desenvolve sistemas para tratamento da água do mar, a Ocean Therapy Solutions (OTS). Durante o acidente da BP no Golfo do México, ocorrido em abril de 2010, os astro de Hollywood foi convidado a testemunhar ante a subcomissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Americana. Lá, ofereceu ajuda para limpar a maré negra com uma máquina especial desenvolvida por sua companhia capaz de separar a água do petróleo.
  • 4. Redford passa longe da figuração verde

    4 /6(Getty Images)

    Pai de Shauna, James e Amy, Robert Redford passa longe da 'figuração verde'. Ele se engajou pessoalmente numa campanha para proteger o deserto americano de Utah e por mais de 30 anos ficou à frente da diretoria do "Natural Resources Defense Council" (NRDC), um importante órgão ambiental dos EUA. Nesse período, o astro de “Todos os Homens do Presidente” e “Proposta Indecente incitou as prefeituras dos estados americanos a enxergar o aquecimento global como uma questão prioritária. Em 2008, Redford co-produziu o documentário "The Unforeseen", que alerta para a especulação imobiliária americana em detrimento da saúde das cidades e da natureza.
  • 5. Alec Baldwin quer boicotar circos americanos

    5 /6(Reprodução You Tube)

    Pai de Ireland Baldwin, de 16 anos, fruto do casamento com sua ex-mulher Kim Basinger, Alec Baldwin é um defensor dos bichos. Afiliado da organização internacional protetora de animais PETA, ele está emprenhado em boicotar as companhias de circo americanas que usam animais em suas apresentações. Em um vídeo postado em março no youtube, o ator diz que elefantes são maltratados pelo circo da empresa Ringling Bros com objetos de metal momentos antes das apresentações. “Por ter trabalhado com atores por tantos anos, é difícil acreditar que alguém precisa ser maltratado e agredido no showbiz”, diz ele. “Mas, em alguns circos, é exatamente isso o que acontece”.
  • 6 /6(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:Celebridadesdia-dos-paisRichard BransonSustentabilidade

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame