Casual

5 filmes para entender a obra de Eduardo Coutinho

Morto de forma trágica, Coutinho deixa algumas das obras mais importantes da produção cinematográfica brasileira


	Eduardo Coutinho:o cineasta é um dos principais responsáveis por definir o gênero documentário no Brasil
 (Divulgação/Abr)

Eduardo Coutinho:o cineasta é um dos principais responsáveis por definir o gênero documentário no Brasil (Divulgação/Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2014 às 16h31.

Nascido na cidade de São Paulo, em 1933, Eduardo Coutinho é um dos principais responsáveis por definir o gênero documentário no Brasil.

A capacidade do diretor em extrair fragmentos simples dos entrevistados e transformar isso na matéria-prima de suas obras serviu como a base para alguns dos registros mais autênticos da produção nacional.

Películas como Cabra Marcado Para Morrer (1984), Edifício Master (2002) e Peões (2004) que trouxeram na observação de um grupo ou mesmo ambiente específico o princípio de condução para as imagens do documentarista.

Morto de forma trágica - o cineasta foi assassinado pelo filho esquizofrênico -, Coutinho deixa algumas das obras mais importantes da produção cinematográfica brasileira, algumas delas listadas (abaixo) e disponíveis na íntegra para o público:

Cabra Marcado Para Morrer (1984)

//www.youtube.com/embed/VJ0rKjLlR0c?feature=player_embedded
Centrado na vida do líder camponês João Pedro Teixeira, morto em 1962, o trabalho busca remontar o universo em torno do personagem com base no depoimento de pessoas que atuaram ao lado de Teixeira. Iniciado em 1964, porém interrompido por conta do Golpe Militar, o registro seria concluído somente na década de 1980.

Babilônia 2000 (2000)

//www.youtube.com/embed/rvBKl6Pz784?feature=player_embedded
Filmado na virada dos anos 2000, o documentário retrata a vida dos moradores do Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro, e suas expectativas para o novo ano que estava chegando. Filmado ao longo de 12 horas, o trabalho reforça os preparativos, sonhos e desilusões do moradores antes do reveillon.

Edifício Master (2002)

//www.youtube.com/embed/BgmfO4CasYw?feature=player_embedded
Considerada a obra-prima do documentarista, Edifício Master usa de histórias simples dos moradores de um edifício no Rio de Janeiro como a base para a condução das imagens. Durante a produção do documentário - gravado ao longo de três semanas -, Coutinho e sua equipe se mudaram para o prédio, mergulhando de vez no cotidiano dos moradores.

Peões (2004)

//www.youtube.com/embed/JEde0T13kF8?feature=player_embedded
Complementar ao trabalho de João Moreira Salles, em Entreatos (2004), Peões observa os líderes sindicais do ABC paulista que se mantiveram no anonimato em relação à ascensão política de Lula. A proposta era desenvolver um plano de fundo para aquilo que Salles desenvolveu de forma a acompanhar a campanha política do ex-líder sindical e futuro presidente da República.

Jogo de Cena (2007)

//www.youtube.com/embed/RUasyqVhOuw?feature=player_embedded
De um lado, o documentário, expresso pelas histórias e depoimentos de mulheres selecionadas para a película. No outro oposto, a atuação, reforçado por atrizes como Marília Pêra e Fernanda Torres, convidadas para reviver as histórias de cada uma das entrevistadas. Uma obra em que o ficcional e a realidade se misturam no palco montado por Coutinho.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFilmesHuffington PostMortes

Mais de Casual

Edifício Martinelli mira ser novo gigante do turismo nacional com plano de revitalização

Tenista João Fonseca é campeão do Challenger de Camberra, na Austrália

Relógios da Rolex começam o ano até 14% mais caros

Mansão de R$ 39 milhões em SC combina luxo, natureza e conforto para férias