Casual

5 exercícios para um corpo mais saudável, segundo Harvard

Lista faz parte da pesquisa especial Starting to Exercise - publicada pelo departamento da Harvard Medical School

Ideal para quem sofre com problemas nas articulações, a natação alivia a tensão do corpo (microgen/Thinkstock)

Ideal para quem sofre com problemas nas articulações, a natação alivia a tensão do corpo (microgen/Thinkstock)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 13 de março de 2018 às 11h43.

São Paulo - Um relatório especial do departamento da Harvard Medical School listou as melhores atividades físicas que todas as pessoas - independente da faixa etária - podem e devem fazer para melhorar a saúde e consequentemente diminuir os riscos de algumas doenças.

Comandada pela professora de medicina I-Min Lee, a lista faz parte do guia Starting to Exercise, que, além de ranquear os melhores exercícios, traz também dicas de como manter a rotina e a motivação na hora de praticar alguma atividade física.

De acordo com o levantamento, alguns tipos de exercícios podem fazer maravilhas para a saúde, pois ajudam no controle do peso, fortalecem os ossos, protegem as articulações e melhoram até a memória.

Confira a seguir os 5 exercícios recomendados pela Harvard Medical School:

1 - Natação

Ideal para quem sofre com problemas nas articulações, a natação e outros esportes aquáticos, como a hidroginástica, são treinos poderosos, pois aliviam a tensão do corpo, queimam calorias, tonificam os músculos e melhoram até o estado mental da pessoa.

2 - Tai Chi Chuan

Já foi cientificamente comprovado que o Tai Chi Chuan controla a perda de memória. Essa arte marcial chinesa não é apenas boa para mente, mas também para o corpo. Por conta dos movimentos suaves, o Tai Chi provoca relaxamento do corpo e ajuda a aliviar todo o estresse.

Ainda de acordo com a pesquisa, a arte marcial é indicada para todas as idades. Para os idosos, ela ajuda da sustentação do equilíbrio.

3 - Musculação

Embora muita gente associe a musculação ao aumento dos músculos, esse tipo de atividade traz benefícios que vão além do fortalecimento muscular. De acordo com a médica I-Min Lee, treinamentos de força ajudam também no controle do peso e na preservação da função cerebral.

4 - Caminhada

Simples e democrática, a caminhada melhora os níveis de colesterol, fortalece os ossos, controla a pressão arterial e impacta positivamente até mesmo no humor e na memória.

Para quem quer começar a praticar esse tipo de atividade, a escolha de tênis ideal para caminhada é o primeiro passo. O ritmo e a frequência também precisam ser levados em consideração a fim de que o exercício apresente algum tipo de resultado.

Para quem não tem o hábito de caminhar, 10 a 15 minutos por dia em um ritmo moderado já são um bom começo. Ao logo do tempo, o ritmo pode ser intensificado e o tempo aumentado para até 60 minutos diários.

5 - Exercícios Kegel

Menos conhecido que as demais modalidades acima, os exercícios Kegel fortalecem a musculatura da pelve e ajudam na prevenção de problemas nessa região.

Indicada para homens e mulheres, essa atividade normalmente previne a incontinência urinária e alguns estudos indicam que sua prática pode impactar também na melhora do desempenho sexual e consequentemente do humor.

Acompanhe tudo sobre:DoençasExercícios FísicosHarvardSaúde

Mais de Casual

Os presentes mais populares deste Natal, segundo o ranking de apps da Apple

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de ano

Como vai ficar o mercado de relógios de luxo em 2025?

O carro mais desejado do Brasil acima de R$ 300 mil, segundo ranking EXAME Casual