5 casas na árvore construídas também para adultos
Mais do que sonhos de criança, essas construções também são planejadas para divertir adultos e até abrigar hotéis
Da Redação
Publicado em 10 de abril de 2012 às 19h29.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h24.
São Paulo – Muitos adultos de hoje já desejaram, pelo menos uma vez na vida, ter a oportunidade de brincar em uma casa na árvore. Mas a aventura de escalar grandes alturas e se arriscar nesse tipo de construção é algo que poucos experimentam durante a infância. Por isso, esse sonho tem sido realizado por vários arquitetos e engenheiros, com projetos que alegram os pequenos e matam a curiosidade dos adultos. Confira a seguir alguns desses trabalhos espalhados pelo mundo.
Ficar em uma casa na árvore pode ser uma aventura, mas isso não significa que o luxo precisa ser deixado de lado. O projeto “Treetop Holiday” é uma pousada de luxo e foi desenvolvido pelo escritório Blue Forest, especializado nesse tipo de construção. A instalação fica na zona rural do condado de Sussex, na Inglaterra, e conta com uma ponte de corda de 24 metros de comprimento, erguida sobre um lago. A casa foi montada em torno de um carvalho e possui sistema de aquecimento, cozinha completa e suíte. Segundo os responsáveis, a pousada é o ideal para passeios românticos, já que fica perto da cidade de Royal Tunbridge Wells, repleta de pubs.
Uma mensagem divina foi o motivo que fez o arquiteto e pastor americano Horace Burgess construir uma casa na árvore com 10 andares, em Crossville, no estado do Tennessee, Estados Unidos. Sua construção começou no início dos anos 90 e levou pouco mais que uma década para ser finalizada. Com cerca de 930 metros quadrados, ela é considerada a maior casa da árvore do mundo. Além dos quartos, o interior traz escadarias, santuário, corredores, sacadas e até quadra de basquete. Esse sonho de criança se sustenta sobre um carvalho de mais de 20 metros de altura e atualmente é ponto turístico. Por ter sido feita com material reciclável, a construção custou apenas 12.000 dólares.
O estúdio alemão Baumraum, especializado em desenhar projetos de casas em árvores, tem vários trabalhos espalhados pelo mundo. Um deles é a Casa Girafa, criada para uma família brasileira de Curitiba com duas crianças. A construção ficou pronta em 2006 e usou tiras e cordas de aço para ligar a varanda às árvores, além de nove hastes do mesmo material, dispostas de forma assimétrica, para dar mais firmeza. Por dentro, o quartinho tem a cor avermelhada do jatobá e o branco dos estofados, e é equipado com aparelho de som, TV e DVD, para que toda a família possa se divertir e descansar ao mesmo tempo.
Outro projeto do estúdio Baumraum é uma casa feita para uma família alemã, também com crianças. Como a árvore principal não suportava a estrutura sozinha, foram erguidas duas varandas de tamanhos diferentes, sustentadas com a ajuda correntes de metal e tecido, e de finas vigas de metal inclinadas e enterradas em uma fundação de concreto. Do lado de fora, o espaço permite colocar uma mesa e algumas cadeiras para as refeições ao ar livre. Dentro, o conforto impera, com espaçosa cama e bancos, para os pais descansarem enquanto os filhos brincam, além de um teto-solar que aproxima ainda mais quem está lá dentro da natureza.
Essas construções em forma de cogumelo e bola fazem parte do Free Spirit Spheres, uma espécie de hotel pendurado nas árvores de uma floresta na Ilha de Vancouver, no Canadá. O projeto foi idealizado por Tom Chudleigh, um engenheiro que também estudou biologia na universidade de Calgary. As esferas são sustentadas por uma rede de cordas que criam a impressão de flutuação e são feitas de madeira, metal, plástico e fibra de vidro. Como se fossem casinhas de joão-de-barro, as construções foram pensadas para proporcionar aos hóspedes uma experiência mais próxima da natureza, para meditação e relaxamento.