Casual

5 alimentos saudáveis ideais para uma rotina apressada

A alimentação – e consequentemente a saúde – é um dos aspectos mais negligenciados em uma rotina corrida, mas não precisa ser assim


	Oleaginosas, como castanha-do-pará, nozes, amêndoa e castanha-de-caju, são boas opções de lanche rápido e saudável
 (Dercílio / Saúde)

Oleaginosas, como castanha-do-pará, nozes, amêndoa e castanha-de-caju, são boas opções de lanche rápido e saudável (Dercílio / Saúde)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2014 às 15h14.

São Paulo – Se o tempo é algo precioso, a saúde também é. Mas, em um dia cheio de compromissos e afazeres, uma das primeiras áreas da vida que ficam em segundo plano é a alimentação e, consequentemente, a própria saúde.

Numa rotina corrida, o café-da-manhã quase desaparece, o almoço vira um lanche rápido e o jantar, idem. De acordo com Gisele Rossi Gouveia, nutricionista e membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, o hábito negativo mais comum adotado pelas pessoas que não têm muito tempo é a troca de refeições por lanches e salgados pouco nutritivos.

“Isso é prejudicial por serem, normalmente, opções ricas em gorduras e sódio e pobres em vitaminas e fibras”, afirma. Para quem não costuma ter opção de parar e comer com tranquilidade (o que é o ideal), ela indica algumas opções mais ágeis e que não causam tanto impacto negativo no organismo. Confira a seguir.

Lanches naturais (de verdade)

Se não é possível almoçar, um sanduíche natural pode ser a saída saudável. Mas é bom saber que nem todos os lanches ditos “naturais” são realmente bons para o corpo. Aqueles recheados com cremes ou patês devem ser evitados, pois contém muita gordura.

A melhor opção é aquela feita com pão integral (rico em fibras), recheios magros, como atum, ricota, queijo fresco e peito de peru, e hortaliças, como folhas, cenoura, beterraba e tomate. O complemento (ou sobremesa) fica por conta de uma fruta.

Frutas frescas e secas

Além de saborosas, as frutas são uma alternativa de lanche rápido para comer durante o dia. Se as versões in natura forem de difícil armazenamento e transporte, as secas resolvem esse problema. Damasco, passas, ameixa e figo são exemplos cheios de vitaminas, fibras e outras substâncias benéficas ao organismo.

Biscoitos e cereais integrais

Em vez do optar pelos biscoitos de farinha branca, o melhor é levar consigo aqueles fabricados com farinha e cereais integrais. Além de serem fonte de energia e fibras, eles possuem boas quantidades de proteínas, segundo a nutricionista.

Iogurtes desnatados, zero ou light

De acordo com Gisele, os iogurtes desnatados, zero ou light são boas alternativas para matar a fome rapidamente sem prejudicar o corpo, já que trazem menos gordura do que a versão original. Além disso, eles ajudam a regular o funcionamento dos intestinos e contêm cálcio e vitaminas (como A, B6 e B12).

Oleaginosas

Na hora de matar a fome, um lanche saboroso e nutritivo é uma porção de sementes e frutas oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes e avelãs. Seu benefício está na riqueza em gorduras boas para o organismo e substâncias como vitamina E, B, magnésio e selênio (como na castanha-do-pará).

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoAlimentosAlimentos funcionaisBoa formaSaúdeSaúde e boa formaTrigo

Mais de Casual

8 restaurantes brasileiros estão na lista estendida dos melhores da América Latina; veja ranking

Novos cardápios, cartas de drinques e restaurantes para aproveitar o feriado em São Paulo

A Burberry tem um plano para reverter queda de vendas de 20%. Entenda

Bernard Arnault transfere o filho Alexandre para a divisão de vinhos e destilados do grupo LVMH