20 celebridades que deram o que falar em 2013
De Jennifer Lawrence até Neymar: veja os brasileiros e estrangeiros que renderam assunto em 2013
Da Redação
Publicado em 31 de dezembro de 2013 às 13h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h20.
São Paulo - Dentro e fora das telas ou dos palcos, cada passo das celebridades mais relevantes do mundo estão na boca do povo. Quem, por exemplo, não comentou este ano sobre a "elegante" queda de Jennifer Lawrence no palco do Oscar? Ou de algum novo vídeo do Portado Fundos? Ou a migração de Neymar para o Barcelona? E o bebê real? Que tal a aventura de Wagner Moura em Hollywood ou a polêmica apresentação de Miley Cyrus no VMA? Como se vê, muita coisa aconteceu em 2013. Selecionamos as celebridades que não saíram das conversas de mesa de bar e das redes sociais nos últimos meses. Confira.
Com a transferência para o Barcelona em 2013, Neymar ganhou destaque na mídia esportiva internacional. O jogador brasileiro encerrou o ano marcando gols em todas as competições europeias que participou com a camisa do clube espanhol. O atacante é o futebolista brasileiro mais valioso, com um contrato de R$ 222,4 milhões.
Seja na internet, cinema, televisão ou publicidade, não teve quem não viu e ouviu o nome de Fábio Porchat em 2013. O humorista, ator e roteirista é um dos criadores do fenômeno do Youtube "Porta dos Fundos", representa 7 marcas, faz parte da série de TV "A Grande Família", esteve no quadro "Medida Certa" do Fantástico, lançou o filme "Meu passado me condena" e dublou a animação da Disney "Frozen".
Luiz Felipe Escolari fechou 2013 com dever cumprido. O técnico da Seleção Brasileira de Futebol recuperou a fé das torcedores ao liderar o time na vitória da Copa das Confederações, contra a Espanha. O trabalho de Scolari com os jogadores este ano aumentou a confiança dos brasileiros para a Copa do Mundo no Brasil em 2014.
Gisele Bündchen foi a modelo mais bem paga de 2013, segundo a lista da Forbes. Gisele estrelou campanhas internacionais de marcas como Louis Vuitton, H&M, Pantene, entre outras. A supermodelo brasileira também foi capa da Vogue seguidas vezes ao longo do ano.
Tatá Werneck já fazia sucesso com seus improvisos como humorista na MTV. Em 2013, se tornou grande sucesso nacional ao estrear como atriz na novela "Amor a Vida", da Rede Globo. Com papel de Valdirene, Werneck também conseguiu um programa de humor na Multishow e a promessa para um talk show em 2014.
Em 2013, Daniela Mercury surpreendeu o Brasil ao anunciar seu casamento com a jornalista Malu Verçosa. O relacionamento homosexual serviu como bandeira na luta contra o preconceito e o romance rendeu um livro. Mercury também lançou o CD "Cabeça de Nós Todos".
Fernanda Montenegro confirmou, em 2013, a opinião que muita gente já compartilhava, que ela é a melhor atriz brasileira. Montenegro venceu o prêmio Emmy Internacional, pela atuação como Dona Picucha, no especial "Doce de Mãe". Nenhuma brasileira venceu tal premiação antes.
Nanda Costa já tinha uma carreira premiada no cinema nacional, mas poucos papéis de destaque na TV. Em 2013, a atriz protagonizou pela primeira vez uma novela das 21h, "Salve Jorge". Com o papel de Morena, ganhou fama nacional. Costa também foi capa da edição de aniversário da revista Playboy, se envolvendo numa polêmica por conta de sua depilação.
Um dos melhores atores brasileiros, Wagner Moura é conhecido pelo seu papel como Capitão Nascimento em "Tropa de Elite". Em 2013, Moura desembarcou em Hollywood. O ator participou do longa de ficção científica "Elysium", contracenando com Matt Damon, Judie Foster e Alice Braga. Sua atuação gerou críticas positivas em veículos como a revista Vanity Fair.
Jennifer Lawrence é a queridinha de Hollywood em 2013. A atriz de 23 anos foi muito premiada por sua atuação no filme "O Lado Bom da Vida": ganhou o Oscar, Globo de Ouro, Screen Actors Guild Award, Satellite Award e o Independent Spirit Award. Além disso, reprisou seu papel como Katniss, na série "Jogos Vorazes. Para completar, sua atuação em "Trapaça", que ainda não estreou no Brasil, já começou a lhe render prêmios e indicações para o ano que vem.
Kate Middleton deu a luz em 2013 ao terceiro herdeiro na linha de sucessão à coroa britânica, o Príncipe George. Além de ser a mãe de um futuro rei, a Duquesa de Cambridge é popular no mundo inteiro e ícone de estilo.
Daniel Day Lewis conquistou um feito inédito em 2013: ele é o único ator do mundo a ganhar três Oscars. Este ano, Day Lewis conquistou o prêmio de melhor ator de drama, por "Lincoln". Ele também foi premiado pelo mesmo papel com o Globo de Ouro e o Screen Actors Guild.
Beyoncé não parou um minuto em 2013. A cantora saiu em turnê mundial com o show Mrs. Carter, foi eleita uma das celebridades mais poderosas do mundo pela Forbes, faturou 53 milhões de dólares com seu trabalho e contratos publiciários. Para completar, em dezembro lançou um álbum inteirinho da noite para o dia, sem divulgação prévia. O CD mal estreou e já entrou para a lista dos mais vendidos, além de ter sido considerado o melhor do ano pela Bilboard.
Justin Timberlake foi eleito o Homem do Ano pela revista GQ. O prêmio foi merecido. Em 2013, Timberlake lançou seu terceiro álbum: "The Experience 20/20", saiu em turnê mundial, se apresentou no Super Bowl e na Casa Branca. A lista não termina aí: ele também recebeu 7 indicações para o Grammy.
Lena Dunham recebeu, em 2013, oito nomeações para o Emmy e ganhou dois Golden Globes pela série Girls - como melhor atriz e melhor produtora. Dunham não só protagoniza a série, como também produz, roteiriza e dirige os episódios. Em fevereiro, ela foi a primeira mulher a ganhar o prêmio de melhor diretora pela Directors Guild Award.
O ano de Bryan Cranston foi movimentado. O ator encerrou com chave de ouro seu papel como Walter White, na série Breaking Bad, com prêmios como produtor e ator. Só o último episódio da série teve mais de 10 milhões de espectadores. Cranston também foi premiado por sua participação no filme ganhador do Oscar, "Argo".
Miley Cyrus foi o nome mais polêmico de 2013. A cantora exorcizou de vez Hannah Montana, personagem que interpretou na sua infância, chocando o público com um corte de cabelo ousado, roupas e atitudes provocativas. Cyrus lançou o CD Bangerz, que chegou ao topo de vendas, ultrapassando veteranas como Kate Perry e Lady Gaga. Suas apresentações em premiações ao longo do ano geraram burburinho internet afora, garantindo que seu nome fosse assunto durante o ano todo.
Angelina Jolie chocou o mundo ao revelar num artigo para o "The New York Times", em março, que havia retirado os dois seios, para evitar desenvolver câncer, mesma doença que matou sua mãe - o objetivo era alertar as mulheres do mundo sobre a possibilidade e tentar facilitar o exame que garante o diagnóstico. Jolie também recebeu o Prêmio Humanitário Jean Hersholt, uma espécie de Oscar honorário, entregue pelo "Governors Award from the Academy of Motion Picture Arts and Sciences". Em 2013, a atriz também iniciou seu segundo projeto como diretora.
O ano não foi ruim para Ben Affleck. O ator e diretor foi amplamente premiado pelo seu trabalho em "Argo". Ganhou o o Globo de Ouro, BAFTA, e Directors Guild Award como melhor diretor; e o Globo de Ouro, BAFTA, Producers Guild Award e Oscar como melhor filme - por sua atuação como produtor. Além disso, Affleck foi anunciado em 2013 como o próximo ator a interpretar o Batman.
Pelo segundo ano seguido, Oprah Winfrey foi eleita pela Forbes como a celebridade mais poderosa do mundo. E não foram somente os 77 milhões de dólares conquistados - o maior número entre todas as celebridades. Winfrey é uma das mulheres mais influentes da TV norte-americana, tem um canal que leva seu nome, o OWN, que em 2013 começou a dar lucro.