11 lugares para curtir a folia no Carnaval
Ainda é possível organizar o feriadão em lugares onde a festa é garantida. Confira
Da Redação
Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 16h40.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h45.
São Paulo – O feriado mais esperado do ano está próximo, mas ainda dá tempo de organizar aquela viagem inesquecível. Para quem gosta de pular Carnaval , não faltam opções de destinos no Brasil – e até mesmo no exterior. EXAME.com conversou com a jornalista e blogueira de viagens Natália Becattini, do 360meridianos, e ela deu algumas sugestões de bons lugares para curtir as festas com muito confete e serpentina.
O Carnaval do Rio de Janeiro é o lugar certo para os turistas que apreciam multidões. Em 2004, a cidade garantiu seu lugar no Guinness Book, o livro dos recordes, como maior carnaval do mundo, com um movimento de 2 milhões de pessoas por dia. Natália Becattini chama a atenção para a versatilidade da festa carioca, que é marcada pelos desfiles das escolas de samba, mas também por vários blocos de rua. Não foi à toa que a procura por hospedagens no Rio de Janeiro foi 8% maior neste ano, se comparada ao ano anterior, de acordo com levantamento do site Hoteis.com, obtido com exclusividade por EXAME.com.
Logo atrás do Rio de Janeiro em termos de grandeza, o Carnaval de Salvador é marcado pelos trios elétricos seguidos por um mar de gente embalado pelo ritmo do axé. São três principais circuitos de festa: Barra-Ondina, Campo Grande-Avenida Sete e Centro Histórico, mas também dá para pular em outros bairros da cidade que possuem blocos de rua. Em relação a 2012, a busca por estadia em Salvador cresceu 87%, segundo o Hoteis.com.
Bonecões de dois metros de altura, frevo, ciranda, maracatu e muita animação é o que esperam os foliões nos carnavais de Olinda e Recife, no Pernambuco. Diferentemente da festa de Salvador, não é preciso pagar por abadás ou camarotes para se divertir com os blocos de rua que passeiam pelas ruas das cidades históricas recomendadas pela blogueira de viagens. O levantamento do Hoteis.com também mostra que esses destinos estão em alta. A procura por hospedagem em Olinda foi a maior da temporada, com crescimento de 249% em relação ao ano passado. Já a busca por Recife aumentou 20%.
A quase 100 quilômetros de Belo Horizonte, Ouro Preto é um destino tradicional do Carnaval de rua. Durante o feriadão, dezenas de blocos sobem e descem as ladeiras da cidade mineira, dentre eles o mais antigo do Brasil, "O Zé Pereira dos Lacaios”, fundado em 1867.
Outro Carnaval muito famoso e movimentado de Minas Gerais é realizado todos os anos em Diamantina, a 290 quilômetros de Belo Horizonte. Além dos blocos de rua, as principais atrações da folia na cidade histórica são a Bartucada e a Bat-Caverna, que transformam em batuque músicas de diferentes estilos e ritmos. E se bater aquela vontade de fugir da confusão, ainda é possível fazer passeios ecológicos e visitar cachoeiras no entorno.
No interior de São Paulo, a festa de São Luís do Paraitinga é uma das mais conhecidas e tradicionais. A principal atração são os blocos de ruas que tocam marchinhas, mas nesta edição, a Skol, uma das patrocinadoras do evento, criou uma programação adicional diferente. Em um espaço privativo, ela vai levar artistas famosos, como o DJ francês Bob Sinclar, Jorge Ben Jor e Bonde do Tigrão.
Se o Carnaval de Salvador é cheio demais para os seus padrões, outra boa opção no Nordeste é Fortaleza, no Ceará. “O carnaval na cidade começa semanas antes e as festas são embaladas ao som dos mais diversos ritmos. Tem folia para todos os gostos!”, afirma Natália. Os principais pontos da cidade que recebem essas festividades são a praia de Iracema, a Avenida Domingos Olímpio e a Praça do Ferreira. Segundo o Hoteis.com, a procura pelo destino subiu 68% neste ano, frente a 2012.
No sul do país também há folia e Florianópolis é a representante catarinense da festa. De acordo com a blogueira, a cidade fica repleta de desfiles, festividades em clubes e blocos carnavalescos, nessa época do ano. “O bloco mais famoso é o ‘Bloco dos Sujos’, no qual os homens se fantasiam de mulheres”, diz.
Fora do Brasil, também é possível curtir o feriadão em festas tradicionais, como a de Veneza, na Itália. Lá, o Carnaval dura 10 dias e há desfiles nas ruas e bailes em salões. “O que mais chama a atenção são as fantasias e máscaras, belas e ricas em detalhes, que representam o estilo de vida dos nobres do século 17 e 18. Pode ser uma experiência cultural interessante, pois é muito diferente do carnaval brasileiro”, afirma Natália.
Enquanto em outros pontos dos Estados Unidos, é possível se esquecer de que é Carnaval, o “Mardi Gras” de Nova Orleans, no estado da Luisiana, é digno dos brasileiros. “Famosa por sua importância na história da música americana, a cidade passou a comemorar a festa por influência dos imigrantes franceses”, explica a blogueira Natália Becattini. Ela conta que as comemorações duram um mês, em que as pessoas se fantasiam e se divertem com paradas e bandas.