Exame Logo

10 viagens incríveis para fazer de trem ao redor do mundo

De São João Del Rei aos Alpes Suíços, conheça algumas as rotas imperdíveis para uma viagem de trem

Viagem de trem (ThinkStock)

Daniela Barbosa

Publicado em 26 de dezembro de 2015 às 07h44.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h23.

São Paulo - Que tal colocar entre suas metas para 2016 realizar uma viagem feita de trem ? Pelo mundo afora, diversas rotas incríveis encantam qualquer um. Seja no Brasil ou na Sibéria, a aventura pode ser inesquecível! Para te ajudar na escolha do roteiro, o AlugueTemporada selecionou 10 rotas incríveis ao redor do mundo. Veja nas imagens quais são elas:
  • 2. Tiradentes a São João Del Rei – Minas Gerais

    2 /12(Divulgação/AlugueTemporada)

  • Veja também

    Aqui pertinho, em Minas Gerais, diversas rotas de trem estão disponíveis. Nas cidades históricas, as famosas “Marias Fumaça” transportam milhares de turistas todos os anos. Uma rota em especial, que liga Tiradentes a São João Del Rei, merece destaque: a que leva à cidade de Tiradentes. O trajeto é feito a bordo de uma locomotiva a vapor do início do século XX. O passeio percorre 13 quilômetros que separam as duas cidades e dura cerca de meia hora.
  • 3. Trem do Vinho – Rio Grande do Sul

    3 /12(AlugueTemporada/Divulgação)

  • E que tal fazer uma viagem de trem pela Serra Gaúcha? Na cidade de Bento Gonçalves, um passeio de Maria Fumaça é oferecido aos turistas. Conhecida como o Trem do Vinho ou o Trem da Uva, a locomotiva parte da cidade de Bento Gonçalves, faz uma parada na estação de Garibaldi e chega ao município de Carlos Barbosa. O percurso tem 23 km e dura em média 2 horas.
  • 4. Trem da Serra do Mar Paranaense – Paraná

    4 /12(Divulgação)

    Já em Curitiba dá para pegar um trem sentido Morretes. O percurso é de 110 km dentro da maior área preservada de Mata Atlântica do país por uma ferrovia 130 anos. Durante a viagem, é possível fazer paradas estratégicas para diversos outros passeios. O trem passa por Curitiba, Morretes e Piraquara.
  • 5. Rocky Mountaineer Train – Canadá

    5 /12(ThinkStock)

    Saindo do Brasil e indo direto para o interior do Canadá, a rota Rocky Mountaineer Train é bonita de fazer no verão, mas principalmente no inverno, quando as montanhas estão cobertas de neve.
  • 6. West Highland Railway – Escócia

    6 /12(ThinkStock)

    Já nas Escócia, uma viagem de trem é também uma viagem ao passado. Isso porque, a rota passa por construções medievais. A West Highland é uma ferrovia que atravessa o país e liga Glasgow a Mallaig. Ao longo do caminho, os passageiros podem admirar lugares famosos, como o Viaduto Glenfinnan, velho conhecido dos fãs do Harry Potter, a ponte de Erskine, o Castelo Dumbarton, os Alpes Arrochar e outras atrações.
  • 7. Blue Train – África do Sul

    7 /12(Divulgação)

    Agora se a ideia é fazer uma viagem de trem glamorosa, a dica é embarcar no Blue Train, que atravessa a África do Sul. O percurso tem mais de 1600 km e a viagem dura praticamente o dia inteiro.
  • 8. Alpes Suíços

    8 /12(ThinkStock/Thinkstock)

    Nos Alpes Suíços, são infinitas as opções de rotas para se fazer de trem, mas independente da escolha, passear de trem por lá é uma experiência inesquecível.
  • 9. Trans-Siberian Express

    9 /12(ThinkStock)

    Você toparia atravessa a estrada de ferro mais longa do mundo? Construída entre os anos de 1891 e 1916, para ligar Moscou à cidade de Vladivostok, a linha possui mais de 20 mil km de extensão e diversas rotas passam por lá. Uma viagem completa tem quase uma semana de duração. Vai encarar?
  • 10. The Ghan – Austrália

    10 /12(ThinkStock)

    A Austrália é toda cortada por ferrovias e conta com um roteiro muito famoso entre os viajantes: a famosa “The Ghan”, que cruza todo país e tem a primeira e última parada nas cidades de Darwin (ao norte) e Adelaide (ao sul).
  • 11. Thalys – França

    11 /12(ThinkStock)

    Para quem quer conhecer Paris, Bruxelas, Amsterdã e Colônia, na Alemanha, a Thalys é a opção perfeita. Com trens de alta velocidade, uma locomotiva chega a a 300 km/h. O percurso não tem vista panorâmica, mas é ótimo para quem não quer perder muito tempo para conhecer alguns países europeus.
  • 12. Falando em viagem...

    12 /12(Divulgação/Prefeitura de Camboriú)

  • Acompanhe tudo sobre:FerroviasTransporte públicoTransportesTrem-balaTrensTurismo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame