10 tendências de moda para o Verão 2014 reveladas na SPFW
Diversos tipos de seda, organza e listras são algumas das apostas das grifes que desfilaram durante a principal semana de moda do país
Da Redação
Publicado em 23 de março de 2013 às 07h48.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h41.
São Paulo – Quando se fala em moda brasileira, a São Paulo Fashion Week é o evento que mais serve de referência em tendências que provavelmente aparecerão nas vitrines das lojas quando o próximo verão chegar. E, neste ano, não poderia ser de outra maneira. Encerrada na noite da última sexta-feira, a semana trouxe pontos em comum entre as grifes, que devem ser lançados no mercado na chegada do calor. Confira a seguir 10 deles.
As listras, que já têm aparecido em outras temporadas de moda, vieram com força nesta edição da SPFW Verão 2014. Elas apareceram de várias maneiras: grossas, finas, descontruídas, coloridas, em preto e branco. Algumas das marcas que levaram modelos com esses traços foram Animale, Ronaldo Fraga (esq.) e Alexandre Herchcovitch (dir.).
Entre os tecidos, a seda foi um dos destaques desta semana. Grande parte das grifes que desfilaram nas passarelas adotou algum tipo de seda. Animale, Osklen, Samuel Cirnansck (esq.), Água de Coco e Forum (dir.) foram algumas das que adotaram o pano. Entre as variações estiveram a palha de seda, linho com seda, malha e tear de seda.
Golas, ombros, barras e silhuetas deverão ter um toque assimétrico, de acordo com as passarelas da São Paulo Fashion Week deste ano. A tendência foi indicada em desfiles como o da Animale, Tufi Duek (esq.) e Amapô (dir.), que levaram lados com cortes diferentes em um mesmo look.
Somadas à assimetria, as formas e cortes retos e geométricos foram bastante marcantes ao longo dos desfiles da semana. No primeiro dia, a Tufi Duek (esq.) se destacou nesse quesito, enquanto, no segundo, quem investiu mais nessa tendência foi a Acquastudio (dir.).
Outro tecido recorrente nos desfiles da semana foi a organza, com sua transparência e força, ao mesmo tempo. Algumas das marcas que usaram esse material foram a Triton, a Ellus (esq.) e a Osklen (dir.), em diferentes aplicações e cores.
Os looks neutros, com branco sobre branco, off-white ou branco e preto, dominaram diversas coleções nesta edição. Acquastudio (esq.), Cori (dir.), Animale, Juliana Jabour, Samuel Cirnansck, Alexandre Herchcovitch e Colcci são exemplos de grifes que apostaram na tendência.
Apesar de uma força das peças brancas, off-white e pretas nos desfiles, os looks monocromáticos com cores vibrantes também apareceram e deverão despontar nas vitrines da estação mais quente do ano. As principais marcas que fizeram essa escolha foram Osklen (esq.) e Samuel Cirnansck (dir.), que apresentaram tons de rosa, verde, vermelho e azul.
Colcci (esq.) e Cavalera (dir.) são dis bons exemplos de grifes que trouxeram a tendência de misturar estampas no próximo verão. Nos desfiles, diferentes formas e cores se misturaram, criando um mix chamativo e interessante.
A nostalgia, que tem aparecido em temporadas passadas, também deu as caras nesta edição da São Paulo Fashion Week. Desfiles como de Adriana Degreas (esq.), Forum, João Pimenta e Ronaldo Fraga (dir.) buscaram inspiração nas décadas passadas (de 1930 a 1980) para criar suas peças.
Na primavera e no verão, as flores não estarão apenas nos jardins, mas também nas roupas, se depender das marcas que desfilaram na SPFW. Estampas e aplicações floridas marcaram as coleções de grifes como Fernanda Yamamoto (esq.), Cavalera (dir.) e Animale.
Mais lidas
Mais de Casual
Mais na Exame
Future of MoneyBitcoin: será que já chegamos ao topo?