10 personalidades que aderiram à bicicleta no dia-a-dia
Barack Obama e Arnold Schwarzennegger são dois exemplos de ícones que andam de bicicleta para se locomover, nas horas de lazer ou para se exercitar
Da Redação
Publicado em 11 de julho de 2013 às 17h08.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h32.
São Paulo – Enquanto as ruas ficam apinhadas de carros , algumas pessoas enxergaram nas bicicletas uma forma de se exercitar, evitar congestionamentos e se divertir. E tal preferência não é exclusividade de gente “comum”. Entre os adeptos da “magrela”, estão também ricaços, políticos e outros ícones. A seguir, você confere algumas dessas personalidades que vivem um estilo de vida sobre duas rodas.
Diferentemente de políticos que preferem carrões ou até helicópteros para ir ao trabalho, o prefeito de Londres Boris Johnson adota frequentemente a bicicleta para se locomover. Ciclista assumido, ele tem investido bastante nessa área, desde que entrou no cargo, em 2008, para criar uma alternativa saudável e sustentável ao trânsito da cidade.
O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush adotou as pedaladas como um hobby, após começar a andar de bicicleta para manter-se saudável. A paixão pelo esporte cresceu e ganhou notoriedade. Tanto que, em 2008, em uma visita a Israel, ganhou um modelo novo de presente do primeiro-ministro israelense Ehud Olmert. Na foto, ele estreia o brinquedinho recebido na ocasião.
O astronauta aposentado John B. Herrington deixou a nave espacial para rodar os Estados Unidos de bicicleta. Em 2002, ele foi lançado ao espaço e ficou por 14 dias em órbita. Seis anos mais tarde, ele se dispôs a cruzar o país sobre duas rodas e nenhum motor. De 13 de agosto até 15 de novembro de 2008, ele pedalou do Cabo Flattery, em Washington, até o Cabo Canaveral, da Flórida.
O secretário de estado americano John Kerry é um grande entusiasta do ciclismo. Sua vida política não consegue mantê-lo distante das várias pedaladas de longa distância em que costuma participar. Durante suas viagens, ele costuma pedir hotéis que tenham espaço para guardar bicicletas e não deixa de visitar lojas especializadas nos locais para onde vai.
Assim como seu secretário de estado, Obama também aprecia um passeio de bicicleta. Ele costuma pedalar nos finais de semana e nem sempre vai sozinho, já que sua família parece apreciar o mesmo hobby. Além de levar uma vida de ciclista, ele, enquanto político, sempre apoiou as causas das pessoas que preferem essa alternativa de transporte.
O economista Donald Kohn já atuou como vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e, nos dias de sol, tinha o costume de ir para o trabalho montado em uma bicicleta. Para proteger as barras da calça do terno, ele as enfiava nas meias, enquanto pedalava, e, ao chegar a seu destino, “estacionava” a magrela no espaço reservado para seu carro.
O caminho até o trabalho e as horas de diversão do bilionário professor de computação da universidade de Stanford, David Cheriton, costumam ter a presença da bicicleta. A escolha pelo meio de transporte se encaixa bem com seu estilo de vida modesto, sem mansões e carros de luxo.
O ex-primeiro-ministro da Itália Romano Prodi já confessou em que as decisões mais importantes de sua vida foram tomadas enquanto ele andava de bicicleta. O político e economista não só criou o hábito de pedalar para ir ao trabalho, quando morava na cidade de Bolonha, como também praticar a atividade nas horas livres.
A estilista inglesa Vivienne Westwood, que exerceu grande influência sobre a moda punk e new wave, prefere andar de bicicleta pela conveniência e agilidade do transporte. Ela costuma pedalar de casa para o trabalho e para onde mais precisar ir. Os ciclistas também foram importantes referências para a criação de suas roupas.
O ator e ex-governador do estado da Califórnia, algumas vezes, troca sua ágil motocicleta pela versão não motorizada do veículo, para passear nos dias livres e ensolarados. Em diferentes ocasiões, ele foi visto pedalando ao ar livre. Na foto, ele (dir.) aparece ao lado do prefeito de Londres Boris Johnson (esq.).