10 filmes sobre Nelson Mandela
De produção hollywoodianas até documentários, conheça um pouco mais sobre o percurso de Mandela
Da Redação
Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 08h55.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h59.
A luta de Nelson Mandela contra o apartheid, seus mais de 20 anos de prisão e, enfim, a eleição para a presidência da África do Sul são temas de diversos filmes e documentários. Desde superproduções com diretores famosos até documentários encomendados pelo próprio líder. Com base nos arquivos do Centro de Memória Nelson Mandela (Nelson Mandela Centre of memory), selecionamos alguns filmes sobre a trajetória do líder. No site do centro é possível encontrar mais filmes que falam sobre Mandela, ou filmes sobre outros temas que tiveram a participação do ex-presidente da África do Sul e também discursos. Confira alguns trailers de filmes que abordam a trajetória de Mandela.
O filme, de 2009, é um dos mais recentes que conta a história de Nelson Mandela. Na história dirigida por Clint Eastwood, Mandela é o recém-eleito presidente da África do Sul, ainda dividida em decorrência do apartheid. O presidente vê na Copa do Mundo de Rúgbi, que ocorria pela primeira vez no país, uma oportunidade de unir a população.
O documentário de 1996 fala sobre a vida de Mandela, incluindo sua adolescência, carreira e primeiro casamento. O filme foi indicado ao Oscar e tem grandes entrevistas com o líder.
O filme é baseado na experiência de Mandela na prisão, seguindo os relatos de um guarda do presídio, James Gregory que, junto com Bob Graham, escreveu o livro que inspirou o roteiro. Gregory relata como Mandela o levou a mudar o que pensava sobre o apartheid.
O documentário de 1994 mostra os dias que antecederam a vitória de Nelson Mandela nas primeiras eleições livres da África do Sul. O diretor, Danny Schechter, foi convidado por Mandela e teve acesso a sua campanha.
O filme mostra a vida de Winnie Mandela desde sua infância até seu casamento com Nelson Mandela e a prisão do líder. O filme foi lançado no ano passado. 25 anos antes, Winnie foi tema de outros documentário, o Winnie Mandela The Apartheid Years, que enfoca o período que Nelson Mandela passou preso.
O documentário, de 1984, inclui entrevistas com a família de Mandela, Zindzi Mandela, sua filha, Denis Goldberg, que também foi preso por posturas anti-apartheid e Winnie Mandela. Em um dos momentos do documentário, Winnie lê uma carta que Mandela lhe enviou quando estava na prisão.
O documentário tem como foco a luta de Mandela contra o apartheid, mas um dos destaques está na escolha dos músicos. O filme é narrado por Kenneth David Kaunda, o primeiro presidente da Zâmbia após a independência do país do Reino Unido. O filme foi lançado em 1990.
No documentário, Mandela fala sobre eventos que modelaram sua forma de pensar. Amigos e o público em geral falam sobre o líder. O filme, de 2000, foi selecionado para os festivais de Toronto, Brighton e Vancouver. O filme foi feito pelo Museu judeu da Cidade do Cabo.
O documentário produzido pelo Discovery Channel explica a decisão de Mandela de transformar a prisão de Robben Island de ícone do apartheid em símbolo multi-racial de paz. O filme é de 2000.
O filme de Denis Mueller mostra a vida de Mandela e dá uma atenção especial para seus discursos anti-apartheid. O filme foi lançado em 1995.