-
1. 10 filmes e continuações baseados em séries de livros
zoom_out_map
1/11 (Divulgação)
Estreia nesta semana nos cinemas do Brasil o aguardado filme (ao menos pelos fãs) Maze Runner, baseado no livro homônimo de James Dashner. Lançada em 2009, a obra escrita conta a história de Thomas, um garoto que acorda sem memória em um lugar chamado de Clareira (ou Glade, no original), habitado por outros garotos que chegaram ali da mesma forma e cercado por um enorme labirinto.
O filme cuja história lembra uma mistura do game Portal com o mito do labirinto do minotauro e do Rei Minos deve ser sucedido por outros dois (como foi o livro), e é uma das muitas séries escritas que foram adaptadas para os cinemas. Então, para marcar a estreia do longa-metragem por aqui, separamos outros dez filmes nessa linha. Confira a lista a seguir e se você se lembrar de mais algum, conte ali nos comentários.
-
2. Harry Potter
zoom_out_map
2/11 (Reprodução)
A saga do bruxo Harry Potter criado por J.K. Rowling é uma das franquias mais bem-sucedidas dos cinemas e da literatura. No primeiro caso, por exemplo, foram arrecadados mais de 7,7 bilhões de dólares pelo mundo, quase um bilhão a mais do que os filmes do universo Marvel (desconsiderando X-Men e Homem-Aranha). Os filmes contam a história de Harry (Daniel Radcliffe), um órfão que vive com os tios e tem a vida mudada quando recebe um convite para estudar em Hogwarts. No decorrer dos oito longas-metragens (baseados em sete livros), ele faz amizade com Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) e descobre ser praticamente um escolhido que pode salvar o mundo do vilão Lord Voldemort.
Livros: 7 (adaptados para 8 filmes)
Autora: J.K. Rowling
Bilheteria mundial: 7,72 bilhões de dólares
Direção: Chris Columbus (A Pedra Filosofal e A Câmara Secreta), Alfonso Cuárion (O Prisioneiro de Azkaban), Mike Newell (O Cálice de Fogo) e David Yates (A Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe e As Relíquias da Morte Partes 1 e 2)
-
3. Jogos Vorazes
zoom_out_map
3/11 (Divulgação/Divulgação)
A trilogia escrita de Suzanne Collins está para ganhar o terceiro filmes dos quatro que estão planejados. A história foca em Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e se passa em um futuro apocalíptico em que as pessoas da nação de Panem vivem separadas em distritos pobres e são regidas pela mão de ferro do Presidente Snow. Os tais jogos vorazes (ou Hunger Games) são transmitidos pela TV e organizados anualmente, colocando em um campo de batalha duplas de cada um dos doze distritos. Elas são formadas por um rapaz e uma moça de 12 a 17 anos, que são oferecidos como Tributos. A protagonista é a oferenda de seu distrito, o 12, e vai para os jogos junto com Peeta Mellark (Josh Hutcherson). A saga não fica limitada aos jogos, claro, e conta como Katniss vira o símbolo de uma revolução para derrubar o ditador.
Livros: 3 (adaptados para 4 filmes)
Autora: Suzanne Collins
Bilheteria mundial: 1,55 bilhão de dólares (com dois filmes lançados)
Direção: Gary Ross (Jogos Vorazes) e Francis Lawrence (Em Chamas e A Esperança Partes 1 e 2)
-
4. O Senhor dos Anéis e O Hobbit
zoom_out_map
4/11 (Reprodução)
O rico universo de J.R.R. Tolkien é divido em quatro livros principais: O Hobbit, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Enquanto os três últimos ganharam cada um seu filme, o primeiro (e menor deles) foi dividido em três e a última parte sai no final deste ano. Seguindo a ordem, a saga conta primeiro a história do jovem hobbit Bilbo Bolseiro (Martin Freeman, que viaja com a Companhia de Anões em uma jornada para retomar a Montanha Solitária. No caminho, ele encontra o Um Anel, que nos outros três filmes vai parar nas mãos do sobrinho de Bilbo, Frodo (Elijah Wood). Junto de Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom), Gimli (John Rhys-Davies), Sam (Sean Astin), Gandalf (Ian McKellen) e outros personagens, ele precisa destruir o poderoso acessório para impedir que ele caia nas mãos de Sauron, o vilão que quer dominar toda a Terra Média.
Livros: 4 (adaptados para 6 filmes)
Autor: J.R.R. Tolkien
Bilheteria mundial: 4,9 bilhões de dólares
Direção: Peter Jackson
-
5. As Crônicas de Nárnia
zoom_out_map
5/11 (Reprodução)
Mantendo o clima épico, mas sem o mesmo sucesso nos cinemas, a série de sete livros de C.S. Lewis já ganhou três filmes entre 2005 e 2010 e deve ganhar um quarto nos próximos anos. Os enredos têm como protagonistas quatro irmãos (Peter, Suan, Edmund e Lucy Pevensie), que vão parar no reino de Nárnia através de uma passagem escondida em um guarda-roupa. As histórias em cada um dos livros variam, mas é na primeira e mais bem-sucedida adaptação, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa que o quarteto conhece o leão Aslam e enfrenta a malvada Feiticeira Branca, responsável por escravizar alguns dos habitantes.
Livros: 7 (com 3 filmes, por ora)
Autor: C.S. Lewis
Bilheteria mundial: 1,5 bilhão de dólares
Andrew Adamsom (O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa) e Michael Apted (Princípe Caspian e A Viagem do Peregrino da Alvorada)
-
6. Percy Jackson
zoom_out_map
6/11 (Reprodução)
Iniciada em O Ladrão de Raios, a série de cinco livros do jovem Percy Jackson foi lançada entre 2005 e 2009. As obras foram escritas por Rick Riordan e, por ora, dois filmes foram produzidos, enquanto um terceiro está prometido para 2015. As histórias focam sempre no semideus Percy, que treina em um acampamento especial junto com outros jovens como ele. No primeiro filme, O Ladrão de Raios, o rapaz parte em uma jornada para recuperar o raio de Zeus e limpar o próprio nome, encarando pelo caminho alguns vilões mitológicos, como a Medusa (papel de Uma Thurman). Já no segundo, Mar de Monstros, a missão de Percy é salvar o amigo Grover do ciclope Polifemo e impedir um ataque de Titãs ao acampamento onde todos os jovens treinam e vivem. Os filmes não atingiram o sucesso de franquias recentes como Jogos Vorazes, mas bateram a marca dos 400 milhões de dólares arrecadados em bilheterias pelo mundo.
Livros: 5 (com 2 filmes, por ora)
Autor: Rick Riordan
Bilheteria mundial: 426 milhões de dólares
Chris Columbus (Ladrão de Raios) e Thor Freudenthal (Mar de Monstros)
-
7. A Saga Crepúsculo
zoom_out_map
7/11 (Reprodução)
Amada por uns e odiada por outros, a saga do vampiro triste Edward Cullen (Robert Pattinson) e da expressiva Bella Swan (Kristen Stewart) nos cinemas foi toda baseada nos quatro romances de Stephenie Meyer, publicados entre 2005 e 2008. Os filmes têm como protagonistas o casal e narram a difícil história de amor vivida pelos dois, interrompida por outros vampiros, lobisomens e bebês meio-humanos-meio-vampiros. Os quatro longas-metragens bateram os 3,3 bilhões de dólares arrecadados pelas bilheterias mundo afora.
Livros: 4 (divididos em 5 filmes)
Autor: Stephenie Meyer
Bilheteria mundial: 3,34 bilhões de dólares
Catherine Hardwicke (Crepúsculo), Chris Weitz (Lua Nova), David Slade (Eclipse) e Bill Condon (Amanhencer Partes 1 e 2)
-
8. Divergente
zoom_out_map
8/11 (Reprodução)
Outra obra recente que inspirou filmes, Divergente chegou aos cinemas no primeiro semestre deste ano e teve um bom desempenho nas bilheterias. Os longas-metragens são baseados na trilogia Divergente, escrita por Veronica Roth e focadas em um futuro apocalíptico bem como Jogos Vorazes e Maze Runner. A história aqui, no entanto, se passa em Chicago, e os habitantes da cidade se dividem em cinco facções: uma para os altruístas, outra para os pacíficos, uma terceira para os honestos, a quarta para os corajosos e a último para os intelectuais. A protagonista é Beatrice (ou Tris), que precisa escolher entre três dessas facções após um teste de aptidão no qual ainda descobre que é Divergente, uma categoria especial. A história obviamente tem suas reviravoltas, que incluem guerra entre grupos e um tanto de conspiração.
Livros: 3 (divididos em 4 filmes)
Autor: Veronica Roth
Bilheteria mundial: 286 milhões de dólares (com um filme lançado)
Neil Burger (Divergente) e Robert Schwentke (Insurgente); as duas parte de Convergente (prometidas para 2016 e 2017) ainda não têm diretor definido
-
9. A trilogia Bourne
zoom_out_map
9/11 (Reprodução)
Baseados nos três livros de Robert Ludlum, os filmes protagonizados por Jason Bourne (Matt Damon) forma um trio de fitas bem elogiadas pela crítica e com razão. Na história, um homem é encontrado inconsciente no Mar Mediterrâneo por pescadores. Sem memória, ele assume o nome de Jason Bourne e descobre ser um ex-assassino da CIA. A história complexa e bem empolgante conta com um tanto de perseguição, combate, tiroteio, espionagem, traição e conspiração. Com as opiniões positivas e com o bom enredo, o trio de filmes quase chegou à marca do 1 bilhão de dólares em bilheteria, que só foi batida com o quarto filme, O Legado Bourne este já não mais baseado nas obras de Ludlum, e sim nas continuações escritas por Eric Van Lustbader.
Livros: 3 (divididos em 3 filmes)
Autor: Robert Ludlum
Bilheteria mundial: 945 milhões de dólares
Doug Liman (A Identidade Bourne) e Paul Greengrass (A Supremacia Bourne e O Ultimato Bourne)
-
10. James Bond
zoom_out_map
10/11 (Reprodução)
O espião galã James Bond foi criado pelo escritor Ian Fleming e começou a protagonizar seus próprios filmes em 1962. O personagem já foi vivido por atores do porte de Sean Connery, Pierce Brosnan e Daniel Craig em 23 longas-metragens produzidos pela Eon, todos com enredos sem uma ligação forte como acontece na trilogia Bourne, por exemplo. Os 23 filmes, junto com outros dois que não envolveram a Eon, arrecadaram mais de 6 bilhões de dólares em bilheteria pelo mundo.
Livros: 14 (divididos em 25 filmes, sendo que alguns usam apenas o personagem)
Autor: Ian Fleming
Bilheteria mundial: 6,1 bilhões de dólares
Alguns dos nomes são Terence Young (O Satânico Dr. No e Moscou Contra 007), Guy Hamilton (Contra Goldfinger e Diamantes São Eternos), Martin Campbell (Contra GoldenEye), Michael Apted (O Mundo Não é o Bastante) e Sam Mendes (Skyfall).
-
11. O Diário de Bridget Jones
zoom_out_map
11/11 (./Reprodução)
Saindo totalmente do roteiro de filmes de ação e ficção, a história de Bridget Jones foi contada em dois livros por Helen Fielding e depois adaptada aos cinemas em 2001 e 2004. A protagonista é uma mulher de 30 e tantos anos que vive preocupada com a idade, a vida amorosa, dinheiro e o próprio peso. Os dois longas-metragens guardam algumas diferenças com os livros, mas mantêm a protagonista (obviamente) e boa parte da crise existencial vivida por ela. Ambas as obras cinematográficas foram muito nos cinemas, arrecadando juntas mais de 540 milhões de dólares.
Livros: 2 (divididos em 2 filmes)
Autor: Helen Fielding
Bilheteria mundial: 544 milhões de dólares
Sharon Maguire (O Diário de Bridget Jones) e Beeban Kidron (O Diário de Bridget Jones: No Limite da Razão)