10 comidas do tipo junk food que são ícones no Brasil
Relembre as comidas que, mesmo não muito saudáveis, chegam a dar água na boca
Da Redação
Publicado em 8 de dezembro de 2012 às 07h38.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h14.
São Paulo – Nem sempre, na hora de comer, a racionalidade está no comando. É por isso que alimentos gordurosos, doces ou salgados, continuam sendo os preferidos em relação a outras opções mais saudáveis. Esse tipo de comida carregada de calorias , gorduras , açúcar e sódio, mas pouco nutritiva, é chamada de Junk Food. A expressão pode ser traduzida como “comida lixo” ou “porcaria”, da qual muita gente fala mal, porém poucos conseguem resistir aos seus vários tipos. A seguir, EXAME.com selecionou algumas que são verdadeiros ícones no Brasil. Se você tiver outras sugestões, deixe seu comentário.
Douradas, quentinhas e crocantes, as batatas fritas do McDonald’s são uma referência quando se trata de junk food. Uma porção grande tem 146 gramas, 412 calorias, 21g de gorduras totais, o que representa 38% do valor diário (VD) de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal, e 442 miligramas de sódio (18% do VD). Mesmo assim, poucas dietas conseguem sobreviver diante dessa guloseima.
Pelo menos uma vez por semana, o pastel de feira substitui o almoço de muitos paulistas, dando uma injeção de gordura na dieta. As opções mais pesadas são os pastéis fritos com queijo e carnes calóricas. Uma unidade feita com catupiry tem 230 calorias, enquanto uma de queijo comum tem 243 kcal. Se for somado ao tradicional caldo-de-cana, a refeição aumenta em 203 kcal, para um copo de 240 mililitros.
A rainha das festas de criança também está entre os tipos de junk food mais icônicos do Brasil. Uma unidade de 100g tem 283 calorias, 34,5g de carboidratos, 15mg de colesterol e 532mg de sódio. Essa bomba em forma de salgado, no entanto, não sai do cardápio de quem gosta das guloseimas tradicionais.
O chocolate Sonho de Valsa é a prova de que, para junk food, tamanho não é documento. Em caixas de bombom, ele e seus semelhantes, como Serenata de Amor e Ouro Branco, costumam ser os mais disputados, mas é melhor não exagerar. Em uma unidade (21,5g) de Sonho de Valsa há 113 calorias, 13g de carboidratos (sendo que 10g são açúcares), 6,2g de gorduras totais (11% do VD) e 3,2g de gorduras saturadas (15% do VD).
O biscoito de wafel em forma de noz é outra tentação junk. Uma porção de 30g tem 154 calorias, 7,5g de gorduras totais (14% do VD), 3,3g de gorduras saturadas (15% do VD) e 0.3g de gordura trans, que se tornou vilã da saúde nos últimos tempos. Um grande problema disso é que, com um pacote de 200g, fica difícil comer apenas uma porção, que não pode ultrapassar quatro unidades.
Quase tudo que tem bacon, no nome ou no sabor, tem grandes chances de fazer sucesso e, claro, de não ser muito saudável. Com o Baconzitos não é diferente. Em uma porção de 25g, há 126 calorias, 6,7g de gorduras totais (12% do VD), 3,1% de saturadas (14% do VD) e 308mg de sódio (13% do VD). Ainda assim, ele é um dos salgadinhos mais amados pelos brasileiros.
Prima do torresmo, a pururuca também é uma junk food ícone do Brasil, principalmente nas mesas de botecos. A pele frita do porco não chega a trazer a capa de gordura do toucinho, mas também não deixa de ser gordurosa. Uma xícara (14g) da pururuca da marca Keep's tem 80 calorias, 5g de gorduras totais e 2g de saturadas, o que representam, igualmente, 9% do VD. Ela também tem 15mg de colesterol e 250mg de sódio, que são, respectivamente, 5% e 9% do VD.
O salgadinho Doritos, da Pepsico, pode até ser sequinho, mas a quantidade de gorduras presente nele pode assustar. Em 25g, que corresponde a uma xícara e meia, 122 calorias, 6,3g de gorduras totais (11% do VD), 2,8g de gorduras saturadas (13% do VD) e 149 mg de sódio (6% do VD). O maior problema é que dificilmente alguém consegue comer apenas uma porção desse tamanho.
Entre os salgadinhos de batata, a Pringles é uma das mais cobiçadas, apesar de não necessariamente a mais consumida, já que uma lata de 140 gramas custa cerca de oito reais. Não é só o preço que pode assustar, mas também a quantidade de gorduras presentes na guloseima. Em 25g de batata do tipo original, há 134 calorias, 9,8g de gorduras totais e 8,5g de saturadas, valores que representam, respectivamente, quase 18% e 39% do valor diário de referência com base em uma dieta de 2.000kcal. O sódio também é considerável: 143mg ou 6% do VD.
As crianças costumam gostar muito desse biscoito recheado com chocolate, tanto que ele é uma boa fonte de cálcio, já que uma porção dele possui 150mg do nutriente (15% do VD), e de zinco, com 0,4mg ou 6% do VD. No entanto, essa mesma quantidade (peso de 2,5 biscoitos) tem 6g de gorduras totais (11% do VD), 2g de saturadas (9%) e 140 calorias. A questão que fica é: será possível resistir a somente duas unidades?
Mais lidas
Mais de Casual
Vinícola da Espanha é eleita a melhor do mundo; brasileira entra no TOP 100Com 100 anos, Technos já foi suíça e japonesa até se tornar brasileiraO que pedir numa churrascaria sem medo de errar? Jornalista especializada respondeDiversidade de ingredientes e temperos popularizam culinária peruana pelo mundo