10 casas com fachadas impactantes (e estranhas) pelo mundo
Estas casas têm andar que se move, planta em cubos e até espelhos no meio do deserto
Da Redação
Publicado em 26 de setembro de 2015 às 07h40.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h31.
São Paulo - Andar que se move, planta em cubos ou espelhos no meio do deserto: na hora de inovar a fachada, os arquitetos não economizam criatividade.
Confira nas imagens 10 exemplos do mundo todo de fachadas impactantes.
Diversos pedaços de pedra, na cor marrom, criam texturas nesta fachada curvilínea, assinada pelo estúdio holandês UNStudio, para um condomínio de casas em Pequim, na China. As paredes esconderam as varandas e as janelas foram recuadas, originando diversos alpendres na construção
Basta acionar o botão e, em menos de um minuto, é possível girar os três volumes de madeira desta casa, no Teerã. Com outro toque, o mecanismo para. Os movimentos podem ser definidos de acordo com as estações do ano ou ainda para mudar a paisagem vista da janela. Com 1400 m², o projeto tem assinatura de Alireza Taghaboni.
Projetada pelo Vértice Arquitectos, esta casa na costa de Las Lomas irrompe dos rochedos no litoral peruano. O desenho fracionado tem uma nobre função: garantir a vista espetacular da praia ao interior da morada e até à piscina com parede de vidro.
Assinado pelos espanhóis do estudio.entresitio, esta casa fica em Madri e possui 500 m². É composta por duas estruturas, que se sobrepõem em um terreno alongado e inclinado. As paredes são translúcidas e seguem um padrão de linhas verticais que dão um belo efeito visual.
O artista Phillipi K. Smith instalou espelhos e luzes LED em uma cabine de madeira no deserto da Califórnia, que criam efeitos únicos. De dia, os espelhos refletem as luzes do deserto, fazendo o público imergir no ambiente. De noite, as luzes LED criam formas retangulares em diferentes cores.
Com o simpático nome de "Voo dos Pássaros", esta casa fica em Portugal e leva a assinatura de Bernardo Rodrigues. A parede vermelha tem o objetivo de bloquear o vento e a chuva da região. A construção feita de concreto e vigas metálicas demorou oito anos para ficar pronta.
Assinada pelo escritório americano Gluck+, a radical reconfiguração do edifício, localizado num estreito lote nova-iorquino, resultou nesta moradia com espaços de convivência integrados e claros mas preservados da rua. A solução veio da fachada vazada: o recurso ajuda a garantir privacidade na dose certa, sem barrar a luz natural que chega pelas laterais.
Envelopada por faixas de concreto branco, que revelam corredores abertos e amplas vidraças, a casa projetada pelo AZl Architects descortina a paisagem pelas curvas suaves, referência aos antigos pergaminhos
Por conta da fachada criada em fatias, esta casa recebe iluminação diferenciada no decorrer do ano. As placas são feitas em madeira. Projeto de Fujiwarramuro Architects para um família que mora em Kyoto, no Japão.
O arquiteto francês Patrick Nadeau projetou a Wave House, uma casa em formato de onda que tem uma cobertura de grama, ervas e flores. O térreo tem a sala de estar, cozinha e espaço multimídia. No piso superior, dois quartos são separados pelo banheiro e acesso ao mezanino.
Mais lidas
Mais de Casual
Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o rankingOs olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássarosOs hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025