10 benefícios do ioga para saúde física e mental
O ioga tem o poder de promover transformações profundas tanto no corpo quanto na mente
Agência de notícias
Publicado em 27 de julho de 2023 às 15h25.
Última atualização em 27 de julho de 2023 às 15h49.
O ioga , uma prática milenar que combina exercícios físicos, relaxamento, controle respiratório e meditação, tem encantado pessoas de todo o mundo ao longo dos séculos. Originário da Índia, ele oferece uma série de benefícios transformadores para a saúde física e mental. Além disso, é uma forma de expressão única e espiritual.
Um dos princípios fundamentais do ioga é a compreensão da não dissociação entre corpo e mente. Essa consciência de que ambos estão intimamente interligados é o que torna a prática vantajosa para diversos aspectos físicos.
- Brasil é o país que mais faz buscas por tatuagem na internet
- Presidente da Câmara ameaça lançar investigação de impeachment contra Biden
- Romário tem alta de hospital após 14 dias internado para tratar infecção
- BASF e Mingyang montam joint venture para construir e operar parque eólico offshore no sul da China
- União colocará cerca de R$ 240 bi no novo PAC em 4 anos, diz Rui Costa
- Braskem fecha acordo de R$ 1,7 bilhão com município de Maceió e pode destravar venda
“Na parte física, a pessoa pode notar nas primeiras práticas: sensação de bem-estar, alongamento de músculos e tendões, que culminam no relaxamento, e em uma sensação de conforto com o próprio corpo. Com a prática regular, é possível desenvolver a musculatura de maneira equilibrada, trazendo força e beleza, corrigir desvios posturais, melhorar o equilíbrio etc.”, explica Romulo Carrer, musicoterapeuta e instrutor de ioga.
Benefícios para a mente
Diante da abordagem holística, o ioga tem o poder de promover transformações profundas tanto no corpo quanto na mente. Isso porque conta com “elementos dos exercícios físicos moderados associados à meditação. O conjunto de técnicas em sequências coerentes pode se fazer necessário e mais eficaz do que técnicas isoladas, tais como praticar só as asanas [ posturas ] ou só pranayamas [ técnicas respiratórias ]”, explica Gerson Daddio, professor de ioga.
A seguir, veja outros benefícios da prática de ioga para a saúde física e mental.
1. Flexibilidade
As posturas de ioga envolvem alongamento dos músculos e das articulações, o que aumenta a flexibilidade do corpo e reduz a rigidez. “As práticas físicas trabalham com exercícios de flexões, extensões, torções, permanências e inversões, com o objetivo de fortalecer e alongar a musculatura do corpo e melhorar a mobilidade da coluna”, explica a professora de ioga, Laila Gadel Marinho.
2. Força muscular
O ioga concentra-se em fortalecer o núcleo do corpo, que inclui os músculos abdominais, lombares e pélvicos. Um núcleo forte é fundamental para sustentar as posturas, melhorar a postura e reduzir o risco de lesões nas costas. Várias asanas exigem força significativa. Por exemplo, as posturas de suporte do peso corporal, como Chaturanga Dandasana (flexão de prancha), Vasisthasana (prancha lateral) e Utkatasana (postura da cadeira), ajudam a fortalecer os braços, ombros, abdômen e pernas.
3. Melhora do equilíbrio
A prática de ioga ajuda a desenvolver uma maior consciência corporal, permitindo que você compreenda melhor o seu centro de gravidade e como distribuir o peso corporal de forma adequada para manter o equilíbrio, essencial para evitar quedas na prática e causar lesões.
4. Saúde das articulações
As posturas de ioga são suaves para as articulações, permitindo o fortalecimento delas sem sobrecarregá-las. “É muito indicada para transtornos de fundo emocional e dores físicas como fibromialgia, dores nos ombros, enxaquecas entre outros”, recomenda Laila Gadel Marinho.
5. Melhora da respiração
No ioga, a respiração recebe atenção especial em todas as práticas, desde as posturas físicas até a meditação. Ao praticar a respiração consciente, você aprende a observar e controlar a inspiração e a expiração, permitindo que se conecte com o momento presente e tranquilize a mente. As técnicas de respiração do ioga, combinadas com posturas que abrem o peito e a caixa torácica, contribuem para melhorar a expansão pulmonar e a capacidade dos pulmões.
6. Redução do estresse
O ioga é conhecido por reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no corpo, o que pode ser um dos fatores contribuintes para a insônia. Além disso, ajuda a promover a sensação de calma e bem-estar.
7. Aumento do foco e da concentração
A meditação e a atenção plena (mindfulness) praticadas no ioga podem melhorar a concentração e a clareza mental. “Yoga nos ensina a manter o foco no que está acontecendo agora, pois é, de fato, o único momento que existe”, explica Romulo Carrer.
8. Ajuda a diminuir a ansiedade e melhora o humor
O ioga pode ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade, acalmando a mente e proporcionando uma sensação de controle sobre as emoções. A liberação de endorfinas durante a prática pode resultar em um aumento do humor e sensação de bem-estar geral.
Segundo Laila Gadel Marinho, as técnicas de respiração ajudam a aumentar a capacidade pulmonar, melhorando a oxigenação de todo o corpo. “Ajudando, assim, a combater diversos distúrbios psíquicos como ansiedade, depressão e síndrome do pânico”.
9. Sono mais saudável
As posturas de alongamento e relaxamento no ioga ajudam a liberar a tensão acumulada nos músculos e a aliviar a rigidez. Essa sensação de relaxamento físico pode tornar o processo de adormecer mais fácil e confortável.
10. Aumento da autoconsciência e da autoaceitação
O ioga convida os praticantes a olharem para dentro de si e a explorarem seus pensamentos, emoções e comportamentos. Essa introspecção consciente ajuda a identificar padrões de pensamento e hábitos que podem estar limitando o crescimento pessoal, e nos ensina a liberar julgamentos sobre nós e sobre os outros, o que nos torna mais abertos a aceitar as experiências.