10 alimentos que vão melhorar sua saúde e sua performance nos treinos
Inclua 10 alimentos na sua dieta e ganhe em sabor e performance nos exercícios
Da Redação
Publicado em 28 de junho de 2011 às 17h07.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h32.
Pesquisas comprovaram que beber quantias moderadas de álcool (como vinho tinto ou branco) durante a refeição pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes. Isso porque o resveratrol, presente na casca e sementes da uva, melhora a dilatação das artérias.
A cor vermelha dos tomates vem de um antioxidante chamado licopeno, que combate radicais livres, retarda o envelhecimento e, segundo pesquisas, pode reduzir a incidência de câncer. É pouco calórico (25 kcal a unidade) e fonte de fibras e vitamina C. Armazene os tomates em temperatura ambiente.
As frutas têm alto teor de fibras, vitaminas A e C e minerais essenciais, como potássio e magnésio. Ricas em carboidrato, fornecem energia aos seus treinos. Ótimas opções são morango (com antioxidantes que reduzem os danos causados pelo treino) e manga, também fonte de cálcio e fósforo.
As massas integrais têm índice glicêmico inferior ao das massas “brancas”. Liberam energia aos poucos no organismo, evitando picos nos níveis de açúcar. Em qualquer massa, a inclusão de vegetais e gorduras insaturadas (como azeite de oliva) também reduz o índice glicêmico da refeição.
Fonte de proteína magra, os peixes também são ricos em ômega 3. Essas gorduras protegem contra arritmias cardíacas e reduzem inflamações, acelerando assim a recuperação de corredores. Alguns peixes ricos em ômega 3 são: salmão, atum, sardinha e truta.
O alho ajuda a manter o colesterol total e a pressão sanguínea baixos. Diferentes variedades oferecem sabores diferentes, por isso, experimente até encontrar seu preferido. Guarde os alhos fora do calor e da luz para preservar suas propriedades.
Secos ou enlatados, os feijões fornecem uma boa quantidade de fibras (uma xícara possui metade da nossa necessidade diária), proteína vegetal (um copo de feijão tem a mesma quantidade que dois de leite) e carboidratos, tornando-se uma alternativa saudável à carne, tanto em saladas como em ensopados.
Além de ricos em fibras (que ajudam a regular o açúcar e a gordura no sangue) e vitaminas antioxidantes, os brócolis e seus parentes, como o repolho, a couve-flor e a couve-de-bruxelas, contêm isotiocianatos, substâncias que, segundo pesquisas, ajudam no combate ao câncer.
Mais lidas
Mais de Casual
5 perguntas essenciais para evitar problemas ao reservar acomodações onlineCasio lança anel-relógio em comemoração aos 50 anos do 1º modelo digitalPrédio residencial para aluguel oferece mais de 30 áreas de lazer, incluindo cinema e até karaokêBruno Gagliasso e Giovanna Ewbank abrem as portas do rancho para hospedagem no Airbnb