O novo Hospital Púrpura da Vivo oferece atendimento 24 horas, 15 especialidades e suporte contínuo (Nacho Doce/Reuters)
Repórter
Publicado em 2 de dezembro de 2025 às 07h57.
Última atualização em 2 de dezembro de 2025 às 19h06.
A Vivo lança neste mês o Hospital Púrpura, um modelo digital de atenção primária à saúde voltado exclusivamente para seus mais de 33 mil funcionários e 50 mil dependentes. A iniciativa - criada em parceria com a Conexa, ecossistema digital de saúde - amplia o Programa Vivo Bem-Estar e reforça a estratégia da companhia de unir tecnologia, prevenção e cuidado contínuo.
O projeto funciona como uma porta de entrada única para todo tipo de necessidade médica, oferecendo atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma equipe exclusiva de médicos e enfermeiros.
“Para nós, gente é a nossa melhor tecnologia. Investimos na saúde e no bem-estar dos nossos times porque entendemos que uma empresa que cuida e, ao mesmo tempo, desafia suas pessoas, é uma companhia mais forte e preparada para o futuro”, afirma Fernando Luciano, vice-presidente de Pessoas da Vivo.
Veja também: Kemin paga bônus a funcionários por indicações para reduzir turnover
O primeiro contato do funcionário – ou de seus dependentes – acontece de forma simples: pelo WhatsApp, onde um enfermeiro realiza o acolhimento inicial e identifica as necessidades do paciente. A partir daí, a jornada segue para o atendimento médico virtual em um aplicativo dedicado, que cria um plano de cuidado contínuo e personalizado.
Em casos que exigem exames ou avaliação presencial, a equipe faz o encaminhamento direto para hospitais parceiros, com isenção total de coparticipação, tanto para o atendimento quanto para os exames. O programa também inclui benefício medicamento, com subsídio de até 100% para uma lista de remédios prescritos pelos médicos do Hospital Púrpura.
Além da medicina da família, a plataforma já nasce com atendimento em 14 especialidades, entre elas:
Todos os atendimentos são gratuitos e integrados ao histórico digital do paciente, garantindo continuidade e prevenção.
O Hospital Púrpura é um modelo digital de atenção primária à saúde voltado exclusivamente para os mais de 33 mil funcionários da Vivo e seus 50 mil dependentes (Vivo/Divulgação)
Além do hospital interno, em São Paulo, os funcionários já contam com o Espaço Bem-Estar, no prédio Ecoberrini, uma área de 600 m² com equipe multidisciplinar — acupunturistas, nutricionistas, fisioterapeutas, osteopatia, quick massage, meditação e eletroestimulação, entre outros serviços.
Além da saúde física, a Vivo vem expandindo sua frente emocional. O ecossistema de saúde mental oferece suporte psicológico, jurídico e social, além de assistência ao luto para funcionários que enfrentam perdas parentais.
“Na Vivo, gente é a nossa melhor tecnologia e o Hospital Púrpura chega como um complemento a este cuidado,” afirma Luciano. “Ele confere ainda mais agilidade, facilidade e praticidade ao dia a dia de nossas equipes e suas famílias, evitando a necessidade de deslocamento e exposição em ambientes físicos no primeiro atendimento ao mesmo tempo em que oferece um cuidado humanizado, de qualidade e com um grupo de médicos exclusivos que poderá acompanhar a saúde dos nossos funcionários ao longo do tempo”.