Carreira

Veteranos são 10% dos atendentes de telemarketing

São 1,1 milhão de pessoas que trabalham no setor, e dessas, 110 mil têm mais de 40 anos

Call center da Oi: uma das trabalhadoras da Dedic GPTI, de telemarketing, tem 63 anos (Germano Lüders/EXAME)

Call center da Oi: uma das trabalhadoras da Dedic GPTI, de telemarketing, tem 63 anos (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2010 às 07h50.

São Paulo - Existem hoje no Brasil cerca de 1,1 milhão de pessoas que trabalham no setor de telemarketing, segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT). Desse total, 10% têm mais de 40 anos, em uma clara indicação que o setor não é apenas a porta de entrada dos jovens para o mercado de trabalho, mas também uma alternativa para quem possui mais experiência.

"Ainda não sou aposentada. Trabalhei anos sem carteira assinada e precisava achar algo com registro. Foi quando soube que havia uma empresa que dava curso gratuito para quem quisesse trabalhar na área. Fiz e fui contratada", lembra Vera Lúcia Vilela Arigussi, de 63 anos, que há dois anos e meio trabalha na Dedic GPTI.

No andar em que ela trabalha há cerca de 70 pessoas por turno. Ela é chamada de mãe, tia e sogra e é a conselheira da turma. "Eles admiram a minha calma para atender, e é isso que tento passar para meus colegas. O ambiente é bom. Nunca sofri preconceito por ser mais velha", conta Vera. "Eu tenho idade, mas não sou de idade, gosto de conviver e aprender com a juventude. Isso faz com que veja o mundo como ele está agora", acrescenta a atendente.

Há um ano e nove meses na Contax, outra empresa do ramo, o professor de inglês aposentado Paulo Oliveira admite não conseguir se manter só com o que recebe da Previdência Social. "Trabalho por necessidade. A aposentadoria é pouca. Preferia ficar em casa, mas não dá. Tenho sorte de ter um emprego nessa idade", diz. As informações são do Jornal da Tarde.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosTelecomunicaçõesServiços diversosEmpregos

Mais de Carreira

Com 20 mil na folia, 'Passa Lá no RH' marca nova era da gestão de pessoas em bloco de carnaval

Três comandos do ChatGPT para ser promovido no trabalho

Como treinar seu cérebro para gostar de tarefas difíceis, conta psiquiatra de Stanford

Este é o prompt perfeito para o ChatGPT, segundo presidente da OpenAI