O verbo parar perdeu mesmo o acento? Professor explica a nova regra
Professor de português explica um ponto polêmico da reforma ortográfica
Da Redação
Publicado em 30 de novembro de 2021 às 16h42.
Última atualização em 30 de novembro de 2021 às 17h54.
Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)
Um leitor, diante de sua imensa agonia, perguntou-me sobre a diferença entre “história” e “estória”? Pois bem:
No dicionário Houaiss, “estória” data-se do século 13 e é o mesmo que “história”: narrativa de cunho popular e tradicional; história.
Etimologicamente, ou seja, na origem, provém da forma inglesa “story”: narrativa, em prosa ou verso, fictícia ou não, com o objetivo de divertir/instruir o leitor, da forma latina “historia,ae”.
A questão é simples: a grafia “estória” é forma arcaica da própria Língua Portuguesa. Na época medieval, “estória” existiu ao lado de “istória”, quando ainda não havia grafia uniformizada para os nossos vocábulos — com invenções distintivas de significado. Houve ainda a forma intermediária “hestoria”.
Ainda sim, em 1919, o gramático João Ribeiro admitia o emprego de “estória” — ao lado de “história”.
No entanto, em 1943, com a vigência do nosso sistema gráfico, a Academia Brasileira de Letras eliminou tal distinção gráfica, recomendando o uso de “história” em qualquer situação: realidade ou ficção.
O verbo parar perdeu mesmo o acento?
A Reforma Ortográfica mais recente traz uma padronização dos paroxítonos, a despeito de possíveis ambiguidades. É o que houve com o verbo parar, na 3ª pessoa do singular, no presente do indicativo: passou a não ser mais acentuado graficamente.
- Ele para o carro em frente à calçada do vizinho.
O grande problema, com essa extinção do acento gráfico, são as tais ambiguidades:
- Viaduto para o trânsito de Águas Claras.
Em primeira reflexão semântica, sobre o sentido da sentença, o viaduto seria destinado à fluidez dos carros na cidade de Águas Claras. Em contrapartida, pode-se compreender que o viaduto é justamente o responsável pelo engarrafamento no local.
Esse é um dos gargalos da polêmica Reforma Ortográfica.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Dicas de carreira, vagas e muito mais
Você já conhece a newsletter da Exame Academy ? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.