Carreira

Universidade mais antiga do mundo dá quase 50 bolsas de estudo

Fundada em 1088, a Universidade de Bolonha, na Itália, dá 48 bolsas de estudo para graduação e mestrado. Veja os requisitos para se candidatar

Universidade de Bolonha (Gaspa/Wikimedia Commons)

Universidade de Bolonha (Gaspa/Wikimedia Commons)

Claudia Gasparini

Claudia Gasparini

Publicado em 13 de março de 2017 às 15h00.

Última atualização em 13 de março de 2017 às 17h33.

São Paulo — Fundada em 1088 e considerada a mais antiga universidade ainda em funcionamento no mundo, a Universidade de Bolonha, na Itália, está oferecendo 48 bolsas de estudo para alunos estrangeiros em diversas áreas.

Há 8 bolsas para graduação ("first cycle") ou graduação combinada com mestrado ("single cycle") e 40 para mestrado ("second cycle").

Para se candidatar, é preciso possuir ou estar prestes a receber um certificado válido para acessar o programa desejado — isto é, ter concluído o ensino médio para concorrer ao "first cycle" ou "single cycle" e ter terminado a faculdade para concorrer ao "second cycle" —  e ter menos de 30 anos de idade.

Os interessados no "first cycle" ou no "single cycle" precisarão fazer o exame SAT, enquanto os candidatos ao "second cycle" deverão realizar a prova GRE.

Tanto o SAT quanto o GRE são testes internacionais de aptidão e conhecimentos aplicados em inglês. O candidato deve se fazer sua inscrição nos sites das instituições oficiais que organizam os exames. As notas mínimas exigidas pela universidade são 6993 para o SAT e 7850 para o GRE.

Os aprovados receberão uma bolsa no valor de 11 mil euros. As inscrições devem ser feitas pelo site Studenti Online até 31 de março de 2017. A publicação dos resultados será em abril.

Mais informações sobre o processo seletivo estão no site oficial da universidade, que tem cerca de 84 mil estudantes e nunca interrompeu suas atividades desde sua fundação no século 11. Entre as personalidades que já passaram pelos bancos da instituição estão o papa Alexandre VI e o poeta Dante Alighieri.

 

Acompanhe tudo sobre:Bolsas de estudoCursos no exteriorFaculdades e universidadesItália

Mais de Carreira

Nova fuga de cérebros? Brasileiros buscam agora trabalhar de home office para empresa internacional

“Brain rot” e o convite para mudarmos a forma como temos alimentado nosso cérebro

Cuidando do futuro e do passado: os desafios das mulheres entre trabalho, casa e sociedade

Só EBITDA não basta: o que aprender com WEG e Renner a remunerar para gerar valor?