Um guia para tornar seu currículo imbatível
Confira uma seleção de vídeos com dicas essenciais para elaborar um currículo e divulgá-lo por aí
Talita Abrantes
Publicado em 5 de maio de 2013 às 08h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h37.
São Paulo - Não importa o momento que você está vivendo na sua carreira . Do estagiário ao executivo do alto escalão, currículo é sempre o primeiro passaporte para uma mudança de emprego. Mas são necessários alguns cuidados e ter alguns conceitos bem claros em mente na hora de elaborá-lo. Pensando nisso, reunimos alguns vídeos de carreira que explicam, em detalhes, os princípios básicos para montar seu currículo e divulgá-lo na web. Aproveite.
Assassinar o português é um erro clássico (e crasso) na hora de confeccionar um currículo. Mas não é o único. Neste vídeo, Renato Grinberg, autor do livro “O instituto do sucesso”, lista quais os escorregões que muita gente dá ao montar o "passaporte" para o novo emprego.
A frase até pode ser clichê, mas quando se trata de currículos, cada vez mais, mentiras têm, sim, perna curta. Pelo menos é o que afirma Renato Grinberg, autor do livro “O instituto do sucesso”. De acordo com ele, graças às novas tecnologias e ao acesso maior de informações, está mais fácil para o recrutador perceber dados falsos nocurrículo. Veja quais são as principais estratégias deles.
Raul Seixas já dizia que era melhor ser uma metamorfose ambulante do que ter uma opinião formada sobre tudo. Pois, acredite, neste conceito pode estar a chave para ter um currículo imbatível. É o que Renato Grinberg explica para gente em mais um dos vídeos de carreira
Dica básica para aumentar a relevância do seu currículo na internet? Invista em palavras chaves. Mas qual o segredo para escolher as melhores para a oportunidade profissional em questão? Renato Grinberg, autor do livro "O instinto do sucesso" (Editora Gente), ensina uma macete básico para isso.
Na hora de elaborar o currículo, é necessário falar quanto de salário você quer ganhar? Em mais um dos vídeos de carreira, João Marco, da Michael Page, dá a resposta.
Um meio bastante eficaz de colocar seu currículo no radar dos recrutadores é publicá-lo na internet. André Magro, gerente da Hays Human Resources, e Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, explicam como fazer isso do jeito certo.
O LinkedIn até pode ser a principal rede social quando o assunto é carreira. Mas os headhunters admitem: o perfil do candidato no Facebook sempre é checado. E, mesmo quando todos os dados são restritos, é possível tirar algumas conclusões sobre o candidato apenas com a foto que ele escolheu para ilustrar seu perfil. Sérgio Sabino, diretor da Michael Page, dá as dicas para escolher a imagem ideal – sem queimar sua reputação profissional ou ficar longe de quem você é na vida fora do escritório.
"O currículo é uma peça publicitária que estará vendendo um produto: você", afirma Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum. Veja o que ele e André Magro, gerente da Hays Human Resources, têm para ensinar sobre como montar um currículo.
Mais lidas
Mais de Carreira
Nova fuga de cérebros? Brasileiros buscam agora trabalhar de home office para empresa internacional“Brain rot” e o convite para mudarmos a forma como temos alimentado nosso cérebroCuidando do futuro e do passado: os desafios das mulheres entre trabalho, casa e sociedadeSó EBITDA não basta: o que aprender com WEG e Renner a remunerar para gerar valor?