Exame Logo

Resposta de recrutador chega em até 2 semanas, diz pesquisa

Segundo estudo da Catho, o tempo entre o primeiro contato com o empregador e a contratação é o menor desde 2005

Recrutamento: o tempo entre o primeiro contato e a contratação está ligado à quantidade de entrevistas (Getty Images)

Claudia Gasparini

Publicado em 5 de novembro de 2014 às 15h28.

São Paulo - Uma recente pesquisa da Catho mostrou que o processo de recrutamento está ficando cada vez mais curto no país. Para 50% dos profissionais brasileiros, o tempo entre o primeiro contato com o empregador e a oferta de uma oportunidade de emprego é de 1,4 semana.

A duração dos processos seletivos tem diminuído nos últimos anos. Em 2007, era de 2,7 semanas para metade dos entrevistados pelo mesmo estudo. Veja abaixo a comparação da média nos anos em que o estudo foi feito:

AnoTempo entre primeiro contato e contratação (em semanas)
20052,4
20072,7
20092,4
20111,5
20131,5
20141,4

Mais de 38,4% tiveram que esperar menos de uma semana para serem contratados. Já os que levaram mais de um mês para obter sinal verde do empregador representam 5,6%. Confira a tabela a seguir:

Tempo entre primeiro contato e contratação (em semanas)
Menos de uma semana38,4
De uma a duas semanas26,3
De duas a três semanas12,8
De três a quatro semanas8,8
De quatro a cinco semanas5,6
Seis semanas ou mais8,1

O tempo entre o primeiro contato e a contratação está diretamente ligado à quantidade de entrevistas a que se submete o candidato. Segundo o estudo, a maioria dos profissionais fez menos de duas entrevistas antes de ser contratado, como você pode ver no quadro abaixo:

Número de entrevistas antes da contrataçãoPorcentagem de entrevistados
Nenhuma13%
Uma38,6%
Duas25,3%
Três13%
Quatro4,5%
Cinco2,1%
Seis ou mais3,3%

A edição de 2014 da pesquisa ouviu 26.459 profissionais em diversas regiões do Brasil, entre 16 e 31 de março deste ano.

São Paulo - Você já se perguntou o que estava se passando pela cabeça do seu avaliador durante um processo seletivo? Nós também. Por isso, perguntamos a 10 recrutadores de diversas áreas, como engenharia , TI , marketing , vendas e finanças , quais são os erros mais terríveis e os acertos mais brilhantes de um candidato a uma vaga. O resultado você vê nas fotos a seguir.
  • 2. Alexandre Kalman, sócio da Hound Consultoria

    2 /12(Divulgação/Flavio Teperman)

  • Veja também

    Área: Finanças A maior virtude de um candidato: Demonstrar visão estratégica e mostrar os resultados palpáveis de suas experiências anteriores. O maior pecado de um candidato: "Vender" qualidades que sabe não ter, como uma suposta fluência em inglês, por exemplo.
  • 3. Daniela Ribeiro, gerente da Robert Half

    3 /12(Divulgação)

  • Área: Marketing e vendas A maior virtude de um candidato: Ter uma comunicação clara, sincera, direta com o recrutador, sabendo transmitir o que é relevante sobre sua carreira. O maior pecado de um candidato: Demonstrar falta de segurança, concisão ou clareza na hora de se apresentar.
  • 4. Lucas Wilson, vice presidente regional da Asap Recruiters

    4 /12(Divulgação)

    Área: Engenharia A maior virtude de um candidato: Saber explicar para o recrutador, com exemplos práticos, como seu trabalho contribuiu para os resultados dos ex-empregadores. O maior pecado de um candidato: Falar de forma muito técnica e ser superficial ao falar de seu perfil comportamental durante a entrevista.
  • 5. Fábio Salomon, sócio da Salomon e Azzi

    5 /12(Divulgação)

    Área: Jurídica A maior virtude de um candidato: Demonstrar maturidade, profissionalismo e transparência sobre suas intenções com a vaga. O maior pecado de um candidato: Não dar retorno para o recrutador e faltar em etapas do processo seletivo.
  • 6. Rodrigo Soares, diretor comercial na Hays

    6 /12(Divulgação)

    Área: Marketing e vendas A maior virtude de um candidato: Fazer perguntas durante o processo seletivo e ter um discurso estruturado. O maior pecado de um candidato: Não ter informações básicas sobre a empresa, demonstrando falta de preparação para a entrevista.
  • 7. Guilherme Petreche, gerente executivo da Michael Page

    7 /12(Divulgação)

    Área: TI (Tecnologia da Informação) A maior virtude de um candidato: Ir preparado para a entrevista, cuidando inclusive da apresentação pessoal. O maior pecado de um candidato: Ser pouco transparente quanto às suas intenções com a vaga.
  • 8. Jacqueline Resch, sócia-diretora da Resch Recursos Humanos

    8 /12(Divulgação)

    Áreas: Finanças, Logística, TI e RH. A maior virtude de um candidato: Falar com a mesma naturalidade sobre seus pontos fortes e fracos, demonstrando que aceita bem seus fracassos. O maior pecado de um candidato: Usar o processo seletivo para barganhar salários com seus atuais empregadores.
  • 9. Rodrigo Maranini, head de engenharia da Talenses

    9 /12(Divulgação)

    Área: Engenharia A maior virtude de um candidato: Saber ouvir, se colocar no lugar do outro e entender as expectativas do cliente a respeito da vaga. O maior pecado de um candidato: Ter uma comunicação fria e arrogante.
  • 10. Maria Beatriz Henning, sócia da Exceed

    10 /12(Divulgação)

    Área: Finanças A maior virtude de um candidato: Ser sincero sobre suas motivações e valores no trabalho. O maior pecado de um candidato: Usar o processo seletivo para negociar salário maior no emprego atual.
  • 11. Teresa Gama, diretora da Projeto RH

    11 /12(Divulgação)

    Área: Setor bancário A maior virtude de um candidato: Ser transparente em suas posições e expressar pontos de vista com clareza. O maior pecado de um candidato: Mentir e demonstrar falta de educação.
  • 12. O que 10 jovens queriam ter descoberto antes do trainee

    12 /12(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:Carreira jovemcarreira-e-salariosentrevistas-de-empregogestao-de-negociosMudança de empregoRecrutamento

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame