Carreira

Programa acadêmico do IPCC oferece bolsas de estudo

Painel de Mudanças Climáticas da ONU seleciona projetos de pesquisa; bolsas terão duração de 12 a 18 meses

Pesquisadores poderão desenvolver projetos sobre os impactos das mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável (.)

Pesquisadores poderão desenvolver projetos sobre os impactos das mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável (.)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2014 às 19h27.

São Paulo - O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas está com chamada de propostas aberta para o seu Programa da Bolsa de Estudos. Interessados podem se candidatar até o dia 31 de julho.

O programa foi estabelecido com os fundos recebidos do Prêmio Nobel da Paz concedido ao IPCC em 2007. Seus objetivos principais são: desenvolver conhecimento, habilidades e a capacidade de novos acadêmicos de algumas das regiões mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas; e fortalecer a capacidade de países em desenvolvimento de contribuir à ciência e à pesquisa do clima.

Podem se candidatar estudantes graduados ou doutorandos de países em desenvolvimento, com até 40 anos, que desejem se engajar na formação acadêmica e empreender habilidades avançadas de pesquisa e de aperfeiçoamento.

O programa priorizará pesquisas em temas como "a ciência envolvida nas mudanças climáticas", "impactos das mudanças climáticas em ecossistemas aquáticos, na saúde e na agricultura", "potencial de adaptação e mitigação" e "desenvolvimento sustentável".

A duração da bolsa será normalmente de 12 a 18 meses, desde que se verifique progresso satisfatório durante o período de estudo. Relatórios deverão ser enviados pelos orientadores ao comitê científico da bolsa a cada seis meses.

Os valores da bolsa dependerão do período de estudo e da instituição na qual será conduzido. Outras informações e inscrições no site do IPCC Scholarship Programme

 

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaConcursosConcursos públicosIPCCONUPesquisa e desenvolvimento

Mais de Carreira

“Tudo é possível", diz CEO da Roche que aprendeu inglês aos 35 anos e chegou ao topo com 4 idiomas

Como usar a técnica de brainstorming reverso para identificar problemas

Quer trabalhar home office? Veja as vagas desta semana para trabalhar em casa ou no exterior

Carreira internacional: com essas 4 habilidades você potencializa o seu crescimento fora do Brasil