Carreira

Papa, Maduro e Mujica entre os mais influentes da Time

O papa Francisco, os presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e José Mujica, do Uruguai, são alguns dos latinos que estão entre os mais influentes para a Time.

mujica (Reuters)

mujica (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2014 às 10h50.

A lista, publicada nesta quinta-feira, inclui uma resenha de cada um dos cem, feita por uma personalidade de destaque.

A do primeiro papa latino-americano foi escrita pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que também está entre os escolhidos pela publicação.

Obama qualificou o pontífice católico como "um líder moral de discurso e de fato", elogiou.

"O papa Francisco nos lembra que, qualquer seja nossa posição na vida, temos obrigações morais uns para os outros", indicou o presidente americano.

O editor da Time, Nikhil Kumar, escreveu que, um ano depois de ter assumido a presidência da Venezuela, Maduro "não tem o mesmo controle firme do poder que tinha (seu antecessor, Hugo) Chávez, e lida com inúmeras adversidades, desde a inflação à escassez de alimentos".

O colapso da Venezuela "depende agora de Maduro, e se conseguirá sair da sombra de seu antecessor e chegar a acordos com seus opositores", acrescentou.

A apresentação de Bachelet entre as pessoas mais influentes foi feita por Phumzile Mlambo-Ngcuka, subsecretária geral da ONU Mulheres, que descreveu a presidente chilena como "uma promotora apaixonada dos direitos das mulheres".

O estilo do governo de Bachelet "é uma combinação pouco habitual de humanidade e liderança firme. É uma pessoa gentil e acessível, mas também forte e determinada".

Para Meghan McCain, filha do senador republicano John McCain, o mais relevante do presidente do Uruguai, José Mujica, é ser "o revolucionário que legalizou a maconha".

Após as referências ao estilo de vida austero do ex-guerrilheiro Mujica, o artigo destacou que "com sua presidência o Uruguai embarcou em um experimento audaz e fascinante que será observado atentamente por outros países que apoiam a legalização".

O cineasta mexicano Alfonso Cuarón está na lista porque, segundo o escritor, diretor e produtor J.J. Abrams, é "um mestre do universo".

"Sua tenacidade o permitiu fazer alguns dos trabalhos mais fascinantes e visualmente assombrosos do cinema recente", escreveu Abrams, ao lembrar que Cuarón, diretor do premiado "Gravidade", "além de trazer autenticidade e emoção a universos preexistentes, faz filmes originais criando mundos novos".

Acompanhe tudo sobre:EmpregosINFO

Mais de Carreira

Com 20 mil na folia, 'Passa Lá no RH' marca nova era da gestão de pessoas em bloco de carnaval

Três comandos do ChatGPT para ser promovido no trabalho

Como treinar seu cérebro para gostar de tarefas difíceis, conta psiquiatra de Stanford

Este é o prompt perfeito para o ChatGPT, segundo presidente da OpenAI