(Klaus Vedfelt/Getty Images)
Luísa Granato
Publicado em 23 de outubro de 2020 às 14h01.
Última atualização em 23 de outubro de 2020 às 17h16.
Depois de um ano atropelado pela pandemia, 2021 já acumula as altas expectativas de todos. E elas não são apenas para a vacina, mas para o mercado de trabalho. Para quem busca mudar de emprego ou recolocação, o que o novo ano reserva?
Segundo Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half, a nova edição do Guia Salarial da Robert Half mostra uma retomada gradual de contratações a partir de julho e que foi melhorando a cada mês.
“A expectativa é que o cenário seja de retomada de contratações, ainda que sem impacto em inflação salarial em 2021”, disse ele.
O guia mostra que alguns setores já se destacam nas contratações. Para ficar no radar, elas são: tecnologia, saúde, agronegócio, infraestrutura e logística.
A maior mudança de mentalidade é sobre o home office. Antes listado como benefício pelas companhias, o home office passa a ser visto como modelo de trabalho por 80% dos profissionais.
Entre os benefícios mais importantes na escolha de emprego, aparecem assistência média, vale-alimentação, assistência odontológica, aportes de previdência privada, notebook, auxílio para montar home office e auxílio de estudo.
Após a pandemia, os executivos também passaram por uma mudança de mentalidade sobre o trabalho remoto e 62% deles acreditam que a experiência de home office foi positiva. Para 74%, as equipes poderiam adotar um trabalho híbrido, com parte das pessoas em casa e parte no escritório.
Além dessas tendências, o guia destaca os principais cargos e setores que devem chamar a atenção no futuro próximo com o maior volume de vagas abrindo.
O levantamento mostra faixas salariais por cargo de acordo com o nível de qualificação e experiência do candidato. Também é considerado o nível de complexidade do cargo, indústria e setor. Na lista abaixo, foram colocados os salários da primeira e da última faixa. Confira:
Posições em destaque: tesouraria (coordenador e gerente), contabilidade e fiscal (analista e coordenador), fusões e aquisições (gerente), controles internos (coordenador), planejamento financeiro e controladoria (analista e coordenador).
Setores em destaque: agronegócio, tecnologia, saúde, alimentos e bebidas e mineração.
Posições em alta e salários
Posições em destaque: comprador, engenheiro de aplicação, gerente de operações, gerente de supply chain e gerente de projetos.
Setores em destaque: saúde, alimentos e bebidas, tecnologia e logística, infraestrutura e mineração.
Posições em alta e salários:
Posições em destaque: generalista de empresa, advogado contencioso cível, advogado trabalhista, advogado tributário e advogado contratual.
Setores em destaque: farmacêutico, agronegócio, tecnologia, logística e energia.
Posições em alta e salários:
Posições em destaque: líder de crescimento (Head of growth), CX (customer experience, ou experiência do cliente), executivo de vendas, gerente comercial e gerente de e-commerce.
Setores em alta: tecnologia e startups, logística e e-commerce, alimentos e bebidas, educação e saúde.
Posições em alta e salários:
Posições em destaque: fusões e aquisições (analistas e associados), crédito e reestruturação de dívidas (analistas), finanças (analistas) gerentes e CFO), riscos, compliance e auditoria (gerentes e diretores) e analista de back office.
Setores em destaque: bancos em reestruturação ou adaptação digital, fundos de investimento e private equities, fintechs e meios de pagamento.
Posições em alta e salários:
Posições em destaque: remuneração e benefícios (de especialistas a gerentes seniores), business partner (ou parceiro de negócios, de coordenadores a gerentes seniores), departamento pessoal, gerentes de RH generalistas e líder de RH.
Setores em destaque: energia, farmacêutica, bens de consumo, logística e agronegócio.
Posições em alta e salários:
Posições em destaque: produtos (analistas e especialistas), atuarial (analistas, especialistas e gerentes), precificação (analistas e especialistas), finanças (analistas, gerentes e CFO).
Setores em destaque: seguros para infraestrutura, seguros para agronegócio e tecnologia.
Posições em alta e salários:
Posições em destaque: segurança da informação, cientistas/engenheiros de dados, desenvolvedores/engenheiros de software, infraestrutura/cloud e business intelligence (inteligência de negócios).
Setores em destaque: mercado financeiro e seguros; tecnologia; educação e EAD; telecom e internet; e varejo e e-commerce.
Posições em alta e salários: