15 programas que oferecem bônus e até casa aos trainees
De bônus de 50 mil reais a casa mobiliada, confira os benefícios oferecidos por 15 programas de trainee no Brasil
Camila Pati
Publicado em 19 de fevereiro de 2015 às 17h45.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h50.
São Paulo – Os grandes programas de trainee do Brasil chegam a contar mais de mil jovens disputando uma só vaga. Tamanho interesse pode ser explicado, em um primeiro momento, por duas palavras: desenvolvimento e remuneração. Com salários atraentes e benefícios que vão de participação nos lucros a viagens nacionais e internacionais bancadas pela empresa, ser aprovado em um programa de trainee, além de ótimo para a carreira, é bom também para o bolso. A Unicasa, por exemplo, oferece auxílio moradia de 2,5 mil reais e ainda dá a mobília de presente para seus trainees. O banco Safra entrega 50 mil reais em bônus para os aprovados. A Whirpool dá treinamento internacional de três meses em uma de suas unidades no mundo aos trainees com melhor desempenho. Na VLI há programa de pós-graduação e cursos de extensão para os trainees da empresa. Confira, nas fotos, estes e outros “mimos” de 15 programas de trainee entre os mais disputados do Brasil:
Os trainees recebem salário inicial de 3 mil reais, em regime CLT. Estrutura de moradia, de hospedagem e de locomoção (durante e após o treinamento) entram no pacote de benefícios que ainda inclui auxílio educação, plano de saúde e ajuda de custo para alimentação. O valor do auxílio-moradia é de 2,5 mil reais e a empresa ainda fornece o mobiliário completo. A Unicasa também propõe um plano de carreira para seus trainees. As inscrições para o trainee estão abertas até o dia 25 de março. Mais informações no site de trainees da empresa.
O processo de treinamento oferecido aos trainees é intenso. Comunicação, liderança, gerenciamento de projetos são algumas das áreas foco de desenvolvimento. Mas o mais atrativo é o treinamento de 132 horas sobre mercado financeiro, que prepara o trainee para a prova da CPA20 (Certificação Profissional ANBIMA - Série 20). O jovem recebe acompanhamento de um tutor durante o programa que dura 12 meses e, em 2015, completará a 44ª edição. Segundo o Citi, já foram formados mais mil líderes por meio do programa de trainee. O valor dos 14 salários anuais também ajuda a atrair os jovens: 5,4 mil reais. A edição de 2015 já começou e as inscrições para a turma de 2016 devem abrir no segundo semestre. Mais informações no site do Citi.
A última seleção de trainees contou com 19.162 inscritos, o que resultou em uma disputa acirrada: 1.916,2 candidatos para cada vaga oferecida pela empresa. Tanto interesse não é para menos, já que os trainees da Whirlpool lideram projetos estratégicos, passam por ampla carga horária de treinamentos e recebem acompanhamento de um mentor, um tutor e um coach durante 24 meses de programa. Planos de previdência privada, de saúde e odontológico são alguns dos benefícios, além do salário. Um dos aspectos que atraem os jovens é a possibilidade de experiência internacional durante 3 meses em uma unidade de Whirlpool no mundo oferecida para os trainees com melhor desempenho. Outro diferencial é a possibilidade de participar, a partir do segundo ano do programa, da ação social da marca Consul. Os trainees têm a chance de desenvolver projetos específicos para o Instituto Consulado da Mulher, que tem como missão fomentar iniciativas populares protagonizadas por mulheres e que permitam geração de renda e de mais qualidade de vida. A próxima seleção está prevista para maio. Mais informações no site de Jovens Talentos da empresa
O programa acontece em Joinville (SC) e oferece salário de 5 mil reais, além de bônus adicional, para os aprovados que ainda ganham um mês de estadia em hotel até se estabelecerem na cidade. Assistência médica, odontológica e auxílio de 50% no valor de medicamentos com receita estão no pacote de benefícios que ainda inclui seguro de vida e previdência privada. Os trainees também têm descontos de até 40% na compra de produtos Whirlpool e o custo das refeições é subsidiado. Inscrições devem abrir no segundo semestre. Mais informações no site de trainees da Embraco.
A empresa inovou e neste ano está lançando um programa de trainee regional para América Latina. Assim, os trainees poderão trabalhar em cidades como São Paulo, Bogotá, Santiago e Cidade do México. Rotatividade em diversas áreas e o apoio de um coach são atrativos. Toda a parte de transporte e estadia de viagens a trabalho é bancada pela empresa. De acordo com a Ericsson, os principais atrativos são aprendizado e o desenvolvimento de carreira. Durante o programa , os trainees podem ser promovidos de cargo. As inscrições para o programa de trainee estão abertas até o dia 13 de março pelo site da empresa.
Salário de 6 mil reais e bônus de 50 mil reais aos aprovados no programa enchem os olhos e o bolso dos trainees do Safra. Mas a compensação financeira não é o único atrativo. Integração com as lideranças executivas do banco, capacitação técnica, vivência comercial, estágios em áreas macro e específicas também são pontos de destaque no quesito desenvolvimento. As inscrições devem começar no segundo semestre. Mais informações no site de trainees do Safra.
Acompanhamento contínuo, promoções anuais e uma das melhores universidades corporativas do mundo respondem pelo sucesso do programa de trainees da EY. O plano de capacitação abrange treinamentos comportamentais e técnicos, coaching, experiências práticas em projetos de clientes e outros programas de desenvolvimento educacional por meio da EY University. Por ser global, a empresa tem como atrativo a possiblidade de carreira internacional. As inscrições se iniciaram em dezembro de 2014 e o processo se estende até setembro e outubro de 2015, quando as admissões das últimas turmas são finalizadas.Mais informações no site do programa de trainees da EY
É um dos programas mais concorridos do Brasil e chega a receber 70 mil inscrições por edição. Atualmente, 238 pessoas que entraram pelo programa de trainee são gerentes e 42 têm cargos na diretoria da Ambev. O salário inicial do programa de treinamento de 10 meses é de 5,2 mil reais. Nos primeiros 5 meses, trainees passam pelas fábricas da empresa e centros de distribuição e participam de treinamento estratégico na sede em São Paulo. Na segunda etapa do programa, os jovens escolhem a área de interesse sob orientação da companhia. Durante este período, os trainees passam por treinamento intensivo no exterior, quando se reúnem e desenvolvem atividades com os demais trainees dos outros países onde a Anheuser-Busch InBev atua. A empresa continua investindo na educação dos funcionários. Após dois anos de empresa, e de acordo com o desempenho, o trainee enquadra-se na política de reembolso de pós-graduação, aulas de línguas, entre outros, podendo ser indicado para a realização desses cursos. Inscrições devem começar no segundo semestre. Mais informações no site da Ambev
Cursos de capacitação sobre economia, gestão de projetos e mercado financeiro, além de orientação específica de carreira, estão entre os atrativos do programa de trainee que tem duração de 1 ano e 4 meses. A última seleção teve mais de 15 mil inscritos e a relação candidato/vaga chegou a 318. O direito à participação nos lucros do banco rende bônus anuais que podem chegar a 10 mil reais aos jovens. Assistência médica e odontológica, plano de previdência privada, vale alimentação e vale refeição também estão na lista de benefícios. Depois do fim do trainee, ainda há mais 3 anos de pós-programa. Nesta etapa final, o destaque fica com a viagens internacionais para representar a empresa. As inscrições para o programa de trainee 2015 do Itaú abrem no segundo semestre. Para mais informações, acesse o site do programa.
Salário e remuneração variável despertam a ambição de jovens interessados no trainee do banco de investimentos BTG Pactual. Plano de saúde e auxílio transporte de alimentação também entram no pacote de benefícios do programa que dura 12 meses. Durante este período, os jovens atuam em três diferentes áreas (por quatro meses em cada uma delas). Treinamentos técnicos e comportamentais - conduzidos por sócios, associados e gestores sêniores - também são oferecidos ao trainee que, após o programa, poderá ser efetivado, caso seu desempenho seja aprovado. As inscrições estão abertas até o dia 22 de março. Mais informações pelo site da empresa.
O salário é um dos grandes atrativos do programa que dura dois anos. A última edição do Management Trainee, que começou em 2014, oferecia remuneração de 5,3 mil reais (1º ano) a 6,3 mil reais (2º ano). E a lista de benefícios é longa: ajuda de custo em caso de mudança de cidade, assistência médica e odontológica, reembolso parcial de medicamentos, benefício oftalmológico e plano de aposentadoria com contribuição definida. Ao fim do trainee, o jovem assume com gerente e recebe salário de cerca de 8 mil reais. Além do trainee corporativo, a empresa também tem um programa mais técnico, que dura 3 anos, e conta com treinamentos em centros do grupo BAT, do qual a marca faz parte, em diferentes partes do mundo. Não há previsão de abertura de inscrições por enquanto. Mais informações no site de talentos da Souza Cruz.
O programa de desenvolvimento de trainees é robusto e inclui até três treinamentos na universidade corporativa Crotonville. Para a unidade Crotonville do Rio de Janeiro, inaugurada no fim do ano passado, a empresa investiu 50 milhões de dólares. Vale lembrar que a sede do centro de treinamento corporativo, em Nova York, formou todos os 12 presidentes da GE. São quatro opções de áreas para trainees: finanças; tecnologia da informação; meio ambiente, saúde e segurança do trabalho; marketing comercial; operações e manufatura. Pelo fato de a GE atuar em diversos mercados, o trainee tem a possibilidade de conhecer diversos segmentos de petróleo e gás a saúde, passando por água e energia. Geralmente, a empresa abre inscrições duas vezes por ano. Mais informações no site da GE.
É um dos mais antigos programas de trainee do Brasil e, de acordo com a Unilever, metade do comitê executivo da empresa no Brasil é formada por ex-trainees. Após 3 anos, o trainee termina o programa como gerente. O valor do salário só é divulgado na etapa presencial da seleção, e deve ultrapassar os 5 mil reais. Vale alimentação, assistência médica e odontológica, seguro de vida, plano de previdência privada e participação nos resultados da empresa estão entre os benefícios oferecidos. Não há previsão de abertura de inscrições por enquanto. Mas informações no site da Unilever.
Além de participação nos Lucros e Resultados, o trainee da Cardif, seguradora do BNP Paribas, tem acesso a um sistema flexível de benefícios, assim como os demais funcionários. Ao entrar na empresa, ganha um cota em pontos que podem ser utilizados para personalizar o pacote de benefícios. Seguro de vida, assistência médica e odontológica, vale alimentação e refeição e previdência privada também são oferecidos aos trainees. Acompanhamento de um mentor e passagem por todas as áreas da empresa também são atrativos. A área de atuação do trainee só será definida ao fim do programa. As inscrições para o trainee estão abertas até o dia 23 de fevereiro, pelo site do programa.
Mais lidas
Mais de Carreira
O segredo para unir marketing e vendas (e tomar decisões que realmente funcionam)Black Friday: EXAME libera maratona de aulas sobre inteligência artificial com 90% de descontoRedes sociais: conheça 8 dicas para transformar o seu perfil no melhor cartão de visitasDo esporte para o cacau: a trajetória ousada do CEO da Dengo Chocolates