Exame Logo

Os 7 profissionais técnicos mais procurados pela indústria

A indústria pode estar em crise, mas não parou e tem demanda por profissionais técnicos. Eles chegam a ganhar até 8 mil reais

Para eles, há vagas (Thinkstock)

Camila Pati

Publicado em 3 de junho de 2015 às 14h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h41.

São Paulo – Se as novas vagas na indústria sumiram, as oportunidades de substituição de profissionais mantém a demanda por técnicos em alta. A informação parte da consultoria Page Personnel, que viu a procura por alguns cargos técnicos aumentar 15% nos quatro primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. “Apesar de haver movimentos de demissão , as indústrias não pararam e o Brasil tem um volume de operação que independe do cenário econômico atual”, diz Ricardo Haag, diretor da Page Personnel. E, se a indústria automotiva, de telecom e da construção civil têm menos oportunidades agora, outras vão melhor, como é o caso da indústria de bens de consumo.  De acordo com ele, a empregabilidade no setor industrial é boa (agora) para um tipo específico de profissional técnico: com boa formação, disponibilidade para viagens e muita disposição para entregar resultados em tempos de incerteza. E, no caso de multinacionais, domínio de inglês conta (e muito) a favor.  Experiência prévia? A maioria das oportunidades é, sim, para os técnicos mais experientes, que chegam a ganhar até 8 mil reais de salário. Mas os novatos também têm espaço no mercado, diz Haaag. “São 70% das vagas para quem já tem experiência e 30%, para quem está em começo de carreira”. Para os mais jovens, os salários começam na casa dos 3 mil reais.  Veja, nas fotos acima, quais são os 7 técnicos mais disputados da indústria brasileira, segundo a Page Personnel
  • 2. 1. Técnico em automação industrial

    2 /5(Thinkstock)

  • Veja também

    Responsável pela implementação de processos de automação industrial, este profissional tem sido muito procurado por indústrias interessadas em otimização de processos. Empregabilidade é boa em geral na indústria, mas o destaque fica com as oportunidades em indústrias químicas, metal-mecânica e de alimentos.
  • 3. 2. Técnico em mecatrônica

    3 /5(Thinkstock)

  • Indústrias com máquinas e equipamentos complexos são o principal campo de trabalho para os técnicos em mecatrônica. “ Profissional encontra oportunidades em indústrias de capital intensivo com alto índice de sofisticação técnica de maquinário. É um cargo que tem ligação com robótica ”, diz Ricardo Haag, diretor da Page Personnel.
  • 4. 4. Técnico em qualidade

    4 /5(Thinkstock)

    Embora seja necessário em todos os ramos da indústria, há mais oportunidades nas fabricantes de alimentos, segundo Ricardo Haag, diretor da Page Personnel. Técnicos em qualidade fazem o monitoramento e dão garantia ao processo produtivo.
  • 5. Agora veja os cargos mais difíceis de preencher no Brasil e no mundo

    5 /5(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosMercado de trabalhoProfissões

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame