São Paulo – Qual chefe da ficção lembra o seu chefe? De acordo com pesquisa realizada em setembro deste ano nos Estados Unidos pela Adecco Group North America e divulgada pela Business Insider, Michael Scott (The Office) é o personagem que mais lembra os chefes da “vida real”. Entre chefes do cinema e de seriados, estavam na lista, Miranda Priestly (O Diabo Veste Prada), Bill Lumbergh (Como Enlouquecer Seu Chefe), Liz Lemon (30 Rock), Ari Gold (Entourage – Vidas em Hollywood), Ebenezer Scrooge (Os Fantasmas de Scrooge), Gordon Gekko (Wall Street) e Leslie Knope (Parks and Recreation). Foram entrevistados 834 trabalhadores norte-americanos, de 18 anos ou mais. Destes, 44% afirmaram que nenhum dos listados lembravam os seus chefes e 15% responderam que não sabiam. Confira a seguir os cinco chefes da ficção que foram os mais votados:
Dos entrevistados, 9% afirmaram que Michael Scott interpretado por Steven Carell na série de comédia norte-americana The Office é o chefe fictício que mais se parece com os chefes do trabalho. The Office retrata o cotidiano de um escritório na Pensilvânia de uma empresa que vende papel. Como chefe, Scott é desajeitado e extremamente “sem noção”. Ele vive se metendo em situações constrangedoras e gosta de demitir seus funcionários de brincadeira. Além disso, acha que é melhor amigo de todos os funcionários do escritório.
3. Ebenezer Scrooge (Os Fantasmas de Scrooge)zoom_out_map
3/6(Divulgação)
Com 8% dos votos, o personagem de Jim Carrey conquista o segundo lugar. O filme é inspirado na obra “Um Conto de Natal” de Charles Dickens e o velho Scrooge é um chefe milionário e mesquinho. Ele trata mal seus empregados, até mesmo seu fiel assistente e ignora seu sobrinho. Em constante mau humor, ele gosta é de berrar.
4. Miranda Priestly (O Diabo Veste Prada)zoom_out_map
4/6(Divulgação)
Meryl Streep como Miranda Priestly recebeu 6% dos votos. Como chefe, ela é arrogante, rude e gosta que suas ordens sejam atendidas rapidamente. No filme, Andrea Sachs (Anne Hathaway) sofre um bocado como assistente da editora da revista de moda mais importante de Nova York. A personagem de Hathaway tem que se desdobrar para conseguir, por exemplo, o manuscrito não publicado de Harry Potter para as filhas da chefe.
5. Bill Lumbergh (Como Enlouquecer o seu Chefe)zoom_out_map
5/6(Reprodução)
Bill Lumbergh é personagem de Gary Cole e sempre humilha o programador de computadores Peter Gibbons (Ron Livingston). A comédia satiriza o mundo corporativo, retratando um típico chefe de escritório. Com 5% dos votos, ele é o tipo de chefe que não grita e nem xinga, mas não tem consideração com os seus funcionários e adora aparecer de surpresas nas baias deles. E prefere disfarçar suas ordens como sugestões.
Também com 5% dos votos, o personagem de Michael Douglas, Gordon Gekkon é o típico chefe que acredita que ter ganância é bom. No filme, o corretor de ações Bud Fox (Charlie Sheen) é discípulo de Gekko e percebe que o chefe não liga para valores nem para o que é certo e errado no mundo empresarial. Fox realiza uma série de serviços para ele, enriquece e seu padrão de vida muda, mas depois ele passa a se questionar moralmente. Gekko é aquele tipo de chefe egoísta e ganancioso, que passa por cima de quem está em sua frente para conseguir o que quer.
O treinamento vai revelar o caminho para conquistar uma vaga no setor mais aquecido da atualidade – mas é preciso correr: as vagas são limitadas e as condições especiais encerram em breve