Carreira

O que fazer quando o concurso é adiado?

Especialista afirma que se o candidato não puder fazer a prova na nova data estabelecida é possível pedir o ressarcimento dos gastos com inscrição

Calendário (Pawel Kryj)

Calendário (Pawel Kryj)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2012 às 06h00.

O que fazer quando o concurso é adiado?
Respondido por Rogerio Neiva, juiz e professor de cursos preparatórios para concursos

Primeiramente é preciso distinguir situações nas quais o concurso, com edital publicado, conta com adiamento em todo o cronograma, a começar pelo prazo de inscrições. Outra situação é quando a data da prova está definida e esta, especificamente, é adiada.

Quanto ao adiamento do concurso público, não se pode ignorar a ideia de que o edital vincula a Administração Pública. Isto significa que o adiamento não pode consistir numa forma disfarçada de acabar com o concurso convocado.

Já no caso do adiamento da prova, uma primeira reflexão importante é que há tendência de considerar que inexiste direito adquirido à data da prova, em favor do candidato. Ou seja, teoricamente, a Administração Pública pode mudar a data da prova. Obviamente que desde que isto não consista em desvio de finalidade e não afronte a razoabilidade.

Diante deste cenário de adiamento da prova, caso o candidato não possa fazer na nova data, caberia, até por uma questão de responsabilidade civil, o ressarcimento dos gastos com inscrição. Para tanto, deve requerer administrativamente e, não conseguindo, judicialmente.

Rogério Neiva, criador do Sistema Tuctor Rogerio Neiva é juiz do Trabalho, especialista em concursos públicos, professor  e criador do Sistema Tuctor
Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosConcursosConcursos públicos

Mais de Carreira

“Minha missão é acabar com a escala 6x1”, diz criador do Movimento VAT (Vida Além do Trabalho)

Os livros, discursos e peças que inspiraram os líderes da Goldman Sachs em 2024

Carreira em alta: na onda ESG, diretor de felicidade é a aposta do mercado para 2025; veja salário

'Salários de até R$ 51 mil', diz estudo: veja quanto ganham os profissionais de TI no Brasil