Exame Logo

O que é mais difícil nos processos seletivos do Nubank

Funcionários do Nubank contam o que acharam mais complicado durante a seleção para trabalhar na startup

Sede do Nubank: a cor roxa é a marca da startup (Karin Salomão/Exame)

Camila Pati

Publicado em 6 de outubro de 2016 às 07h00.

São Paulo – Testes, cases de negócio, entrevistas e, às vezes, mais entrevistas. Participar de um processo seletivo no Nubank , uma das startups mais desejadas do Brasil, é uma experiência tão única quanto desafiadora, segundo seus funcionários.

Gabriela Andrade, analista de RH, diz que a régua avaliativa é, obviamente, bem alta e cita como mais difícil a entrevista final que fez com a co-fundadora da empresa, Cris Junqueira. “Totalmente diferente de todas as entrevistas de que já participei, pois, além da ‘tensão’ de estar falando com a co-fundadora, não havia respostas certas ou erradas”, diz ela.

A fase de entrevista também ficou gravada na memória da analista de experiência de usuário, Luiza Cipolotti. Soltar-se durante essa etapa foi o mais custoso do processo seletivo, de acordo com ela. “Estava acostumada com entrevistas 'quadradas' em que, muitas vezes, tinha medo de mostrar minha personalidade, tentando me enquadrar nos padrões. Quando me soltei e fui eu mesma, tive resultado”, diz.

Para o analista de negócios, Emilio Gonzalez, apresentar o estudo de caso para a equipe da empresa foi complicado. “Todo mundo no Nubank é inteligente e questionador, por isso apresentar e defender a sua proposta não é uma tarefa fácil. As perguntas que são feitas no case são bem inquisitivas e complexas, então precisa vir bem preparado e sabendo que a sua solução talvez não seja perfeita”, diz.

Hélio Padrão, que trabalha na área de mobile, lembra que o desafio técnico pelo qual teve que passar foi trabalhoso. “Foram dias desenvolvendo e analisando se a entrega correspondia ao desejado”, diz.

Aos profissionais técnicos que sonham em trabalhar no Nubank ele indica que façam os exercícios de teste como se fossem mesmo entrar em produção. “O nível de exigência é alto por um motivo: a nossa busca é por excelência. Não adianta vender algo que não corresponda à entrega final”, diz.

Se a seleção já requer um alto grau de responsabilidade, depois da aprovação não muda muito, segundo Gonzalez. Ele diz que trabalhar no Nubank é para quem gosta de resolver problemas reais e interessantes e não se incomoda com um ambiente incerto e dinâmico.

“Empresas como o Nubank não têm senioridade, ou cargos com nomes lindos, ou planos de carreira super definidos”, diz a gerente de produtos Gabriela Cabezas.

Segundo ela isso pode causar certa estranheza para quem está acostumado com empresas mais tradicionais. “Você só consegue trabalhar nesse tipo de empresa se está motivado pelo desafio, pela visão da companhia, e pela vontade de aprender coisas novas todos os dias”, diz.

São Paulo – Trabalhar para o Nubank , empresa brasileira de cartões de crédito, parece ser uma experiência positiva para a carreira. Pelo menos, entre os usuários que publicaram opiniões e salários na comunidade de carreira Love Mondays. A empresa é, a mais bem avaliada em relação a remuneração e benefícios entre as companhias do setor de tecnologia e a terceira da lista entre as empresas de serviços financeiros no mesmo quesito. Todos os funcionários que avaliaram a empresa na plataforma da Love Mondays disseram que recomendariam a empresa a um amigo: Veja a tabela (a nota máxima é sempre cinco):
Satisfação geral4,8
Remuneração e benefícios4,4
Oportunidade de carreira4,5
Cultura da empresa5
Qualidade de vida4,6
% dos usuários recomendam a empresa100%
O que dizem os funcionários: Entre as 27 avaliações recebidas pelo Love Mondays, o ambiente e o clima de trabalho são alguns dos fatores que mais alegram os profissionais do Nubank. “A empresa é muito legal, o pessoal é gente boa, o clima é leve e dão total estrutura para fazer o trabalho bem feito, desde o equipamento até os sofás, cadeiras etc.”, disse um engenheiro de software. Um dos pontos destacados por um supervisor do Nubank, em sua avaliação publicada no Love Mondays, é que a empresa consegue conciliar informalidade e eficiência. “Tem uma cultura de liberdade e que dá poder às pessoas”, disse. Outro funcionário citou também a pouca preocupação com a roupa dos funcionários: “A informalidade do atendimento também faz parte da cultura, já que até de chinelo você pode ir trabalhar”, disse. Oportunidades de crescimento também foram citadas aspectos positivos do trabalho no Nubank. “Eles realmente focam em você como indivíduo e te ajudam a se desenvolver aqui dentro. O ambiente é descontraído mas consegue manter o profissionalismo ao mesmo tempo”, contou um analista da empresa. Entre as críticas, a falta de processos definidos para operação e estratégia aparecem mais frequentemente. Falta à empresa estruturar alguns processos internos, sobretudo no setor de recursos humanos, segundo os funcionários. “A empresa ainda está em estruturação, por isso alguns processos são bastante indefinidos ou inexistentes, isso cria certa ansiedade nas pessoas”, disse um analista. Agora, navegue pelas imagens para ver os valores dos salários que foram informados pelos usuários no Love Mondays. Os salários não são oficiais e quando há informação de apenas um funcionário a plataforma faz um pequeno ajuste para garantir a confidencialidade dos dados.
  • 2. Engenheiro de software

    2 /10(Thinkstock)

  • Veja também

    CargoEngenheiro de softwareEngenheiro de software júnior
    Salário no Nubank11.071 reais6.250 reais
    Base de cálculo7 salários informados2 salário informados
    Média nacional6.360 reais3.886 reais
  • 3. Desenvolvedor

    3 /10(Pixabay)

  • CargoDesenvolvedor
    Salário no Nubank9.900 reais
    Base de cálculo1 salário informado
    Média nacional4.149 reais
  • 4. Analista

    4 /10(Thinkstock/LDProd)

    CargoAnalista
    Salário no Nubank4.125 reais
    Base de cálculo4 salários informados
    Média nacional4.134 reais
  • 5. Analista de qualidade

    5 /10(Thinkstock)

    CargoAnalista de qualidade
    Salário no Nubank4.100 reais
    Base de cálculo1 salário informado
    Média nacional3.098 reais
  • 6. Gestor de contas sênior

    6 /10(Thinkstock)

    CargoGestor de contas sênior
    Salário no Nubank4.100 reais
    Base de cálculo1 salário informado
    Média nacional4.000 reais
  • 7. Analista de relacionamento

    7 /10(Getty Images)

    CargoAnalista de Relacionamento SêniorAnalista de RelacionamentoAnalista de Relacionamento Júnior
    Salário no Nubank3.900 reais2590 reais2.511 reais
    Base de cálculo1 salário informado6 salários informados2 salários informados
    Média nacional4.626 reais2.357 reais2.198 reais
  • 8. Analista de experiência com o usuário

    8 /10(Thinkstock/BartekSzewczyk)

    CargoAnalista de experiência com o usuário
    Salário no Nubank2.827 reais
    Base de cálculo6 salários informados
    Média nacional2. 827 reais
  • 9. Analista de marketing pleno

    9 /10(Exame.com)

    CargoAnalista de marketing pleno
    Salário no Nubank3.100 reais
    Base de cálculo1 salário informado
    Média nacional4.081 reais
  • 10. Agora, conheça a sede da empresa

    10 /10(EXAME.com/Karin Salomão)

  • Acompanhe tudo sobre:Carreira jovementrevistas-de-empregoMudança de empregoNubankStartups

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame