Carreira

O modelo tradicional de sucesso profissional não funciona mais — e a IA explica por quê

A inteligência artificial está redefinindo o que significa aprender, competir e construir uma carreira desde cedo

Construir um futuro profissional sólido. (foto/Getty Images)

Construir um futuro profissional sólido. (foto/Getty Images)

Publicado em 5 de fevereiro de 2026 às 15h53.

Durante décadas, o caminho para uma carreira estável parecia previsível. Boas notas, atividades extracurriculares, uma universidade de prestígio e, ao fim, um emprego que garantisse ascensão social. 

Esse roteiro funcionou por muito tempo até a inteligência artificial alterar profundamente a lógica do mercado de trabalho.

A economia impulsionada pela IA reduziu a demanda por cargos de entrada, encurtou ciclos de aprendizado e diminuiu o espaço para o modelo tradicional de “especialista e aprendiz”. 

Tarefas que antes exigiam equipes inteiras hoje são executadas em horas com o apoio de algoritmos. O efeito colateral é jovens que enfrentam mais incerteza sobre como construir um futuro profissional sólido. Essas informações foram retiradas da Forbes.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

IA dentro do universo educacional

A inteligência artificial vem reconfigurando o universo educacional ao expor limites de um modelo baseado apenas em notas e provas. Em um mercado cada vez mais automatizado, a IA valoriza quem domina conceitos, aprende de forma contínua e desenvolve pensamento crítico. 

Quando usada com método, a tecnologia amplia o acesso ao conhecimento, acelera o aprendizado e permite que estudantes assumam protagonismo na própria formação. 

Ao mesmo tempo, ao reduzir barreiras técnicas e operacionais, a IA facilita a criação de projetos, serviços e negócios próprios, abrindo espaço para trajetórias profissionais mais autônomas e alinhadas às novas demandas do mercado.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

Contextualização sobre o cenário atual da IA;
Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
Principais formas de atuação do especialista em IA;
Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

O que Carlos Brito aprendeu ao liderar a maior cervejaria do mundo — e como aplicar isso na carreira

‘Como seria simplesmente ouvir este sinal?’, pergunta neurocientista ao falar sobre procrastinação

Profissionais passam 31 horas por mês em reuniões — mas porque a maioria delas é ineficiente

O que Jeff Bezos aprendeu sobre frustração e inteligência emocional ao construir a Amazon