Carreira

USP é a melhor universidade da América Latina, diz ranking

Universidade de São Paulo aparece no topo da lista de instituições latino-americanas, segundo o Top Universities, do grupo britânico Quacquarelli Symonds (QS)

Torre do Relógio na Cidade Universitária: além da USP, a Unicamp e a UFRJ aparecem entre as dez melhores da lista (Pedro Zambarda/EXAME.com)

Torre do Relógio na Cidade Universitária: além da USP, a Unicamp e a UFRJ aparecem entre as dez melhores da lista (Pedro Zambarda/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2012 às 08h29.

São Paulo - A Universidade de São Paulo foi eleita a melhor instituição de ensino superior latino-americana, de acordo com o ranking Top Universities, do grupo britânico QS. Além da USP, a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparecem entre as dez melhores da lista, no terceiro e no oitavo lugares, respectivamente.

Entre as 25 maiores universidades da América Latina, o Brasil aparece com nove instituições, que incluem a Universidade Federal de Minas Gerais (13º lugar), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (14º lugar), Universidade Federal de São Paulo (15º lugar), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (a Unesp, em 17º lugar), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (18º lugar) e a Universidade de Brasília (25º lugar).

Além das universidades brasileiras, a pesquisa cita instituições do Chile, México, Colômbia e Argentina como destaques entre as 10 melhores. No documento anexo à pesquisa, o ensino superior brasileiro é apontado como "motor" do seu potencial de crescimento econômico.

A Quacquarelli Symonds (QS) é uma consultoria britânica especializada em educação com sede em Londres. Seus rankings mundiais de universidades são publicados desde 2004 em parceria com a publicação Times Higher Education Supplement.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEnsino superiorFaculdades e universidadesListasRankingsSetor de educaçãoUSP

Mais de Carreira

Donald Trump quer deportar imigrantes. Como isso impacta quem já trabalha nos EUA?

Com rotina home office e salários de até R$ 35 mil, esse é o profissional mais cobiçado pelo mercado

A característica número 1 que você precisa para ter sucesso, segundo um ex-recrutador do Google