Carreira

7 dicas para perder o medo de falar inglês em público

Lígia Crispino, sócia-diretora da Companhia de Idiomas, dá conselhos para quem sente um frio no estômago na hora de se comunicar em inglês

medo-de-falar-em-publico (Thinkstock/Tinatin1)

medo-de-falar-em-publico (Thinkstock/Tinatin1)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2015 às 08h12.

* Escrito por Lígia Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto

A timidez é um dos maiores obstáculos à comunicação. Em inglês, é ainda pior.

O tímido teme se expor por causa do julgamento, da crítica e até da rejeição dos seus colegas de trabalho, chefes e clientes. Ele acredita que todos recriminam o seu jeito de falar a língua. Quando sabe que precisará se expor, fica ansioso, o que intensifica ainda mais os erros e os “brancos". 

Sozinho com suas ideias e censuras, ele se transforma na sua própria barreira e pode chamar muito mais a atenção justamente pelo medo de errar. Freud já dizia: “Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons”.

Não é algo simples de resolver, mas é importante tentar. Confira a seguir 7 dicas que poderão ajudar você a lutar contra o medo de falar inglês em público:

1. Procure se desvencilhar aos poucos da ideia de julgamento
Julgue-se e compare-se menos. Somos diferentes e todos nós temos qualidades e fragilidades. O importante é investir no autoconhecimento para saber o que precisa ser melhorado e como. 

2. Não esqueça que erros fazem parte do processo de aprendizagem
Se perceber que falou algo errado, não leve em consideração: continue, o importante é falar. A desenvoltura é mais importante do que falar corretamente, sobretudo no início. 

3. Converse sozinho em inglês e em voz alta
Procure criar diálogos onde você fala com você e repita esse diálogo várias vezes. Acredite, esse tipo de exercício faz muita diferença.

4. Fique atento à sua respiração
As emoções estão presentes no seu corpo. Ao tomar consciência delas, você terá maior controle sobre o que deseja para si. Além disso, mantenha a  coluna ereta e não olhe para baixo. Manter uma postura firme transmite credibilidade - o que, consequentemente, aumentará a sua autoconfiança.

5. Diminua a autocrítica
Se você esperar mudanças radicais rápidas, passará a se cobrar ainda mais. Tente se lembrar das vezes em que o “pior” que você imaginou não foi tão ruim assim.

6. Evite a negatividade
“O que as pessoas estão pensando de mim? Será que estou vermelho? E se aquela pessoa perguntar algo que não sei responder?”. Quando pensamentos desse tipo vierem, converse consigo mesmo, chame sua própria atenção para a realidade. Para cada ideia negativa, abra espaço para uma positiva.

7. Defina objetivos
Estabeleça metas diárias, semanais e mensais de aquisição de vocabulário, pronúncia adequada e estruturas gramaticais. Quanto mais estruturas e palavras você tiver adquirido, mais fácil será a sua comunicação. Ainda assim, lembre-se: isso demanda tempo

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto. Autora do livro de poemas "Fora da Linha", é colunista dos portais RH.com e Vagas Profissões


Acompanhe tudo sobre:Inglês

Mais de Carreira

Quer um salário de seis dígitos? Executiva da IBM revela a habilidade mais requisitada do momento

Esse é o erro número 1 que candidatos a emprego cometem: ‘Eles usam o ChatGPT de maneira errada’

'Melhor ser menos experiente com habilidades em IA do que mais experiente sem elas', dizem CEOs

CEO da Microsoft revela truque para ser mais produtivo no trabalho: 'Fará uma diferença real'