Exame Logo

Inteligência Artificial no RH: Transformando o Futuro do Trabalho

Como a IA está redefinindo funções, capacitando equipes e moldando a próxima geração de práticas de Recursos Humanos

Impacto da Inteligência Artificial no RH (demaerre/Divulgação)
Bruno Leonardo

Vice President of Corporate Education da Exame

Publicado em 13 de setembro de 2023 às 09h56.

Última atualização em 20 de setembro de 2023 às 18h05.

Historicamente, assim como nas áreas de finanças e TI, o RH também ocupou por um bom tempo a ‘cadeira’ operacional e de suporte nas empresas, executando papéis cruciais, mas em grande parte burocráticos.

O cenário atual, no entanto, é marcado por um mercado de trabalho competitivo, com altos níveis de rotatividade e uma crescente preocupação com o bem-estar dos colaboradores, produtividade e eficiência interna. O RH agora se vê diante do desafio de equilibrar uma quantidade cada vez maior e mais complexa de trabalho.

Veja também

Nesse contexto, as queridas, porém temidas, inteligências artificiais surgem como aliadas do novo RH, assumindo muitas das tarefas operacionais e gerando insights relevantes com os dados e informações disponíveis na empresa, permitindo, assim, que a equipe concentre seus esforços em áreas mais estratégicas e humanas.

O impacto das IAs no mundo do trabalho

Uma pesquisa feita pela Gartner mostrou que 72% dos líderes de RH planejam usar IA para as operações do dia a dia e alertou que 64% dos líderes acreditam que o departamento deverá desempenhar um papel fundamental na definição da ética das Inteligências Artificiais nos próximos cinco anos.

Ou seja, a presença das IAs é irreversível, o que nos resta agora é saber como usá-la da melhor forma, e o RH é uma peça fundamental no tabuleiro.

Especialistas da Exame em IA ajudam a sua empresa a fazer parte da tendência do momento

Como fazer das IAs uma ferramenta útil no RH:

Vai chegando a hora de pensar em simplificar o trabalho, reduzir o número de sistemas e poupar tempo às pessoas em funções administrativas. Isso permite que o RH atue em áreas mais estratégicas, humanas e inovadoras.

O artigo O papel da IA ​​generativa no RH agora está se tornando claro”, escrito pelo especialista em RH, Josh Bersin, traz excelentes dicas de como implementar inteligências artificiais no departamento e ainda usá-las como grandes aliadas de performance. Veja, abaixo:

Geração de dados e insights sobre as pessoas da organização para ajudar a identificar possíveis promoções, desigualdades salariais e até gaps de habilidades. No recrutamento, plug-ins para gerar descrições de cargos, e-mails personalizados para candidatos, entre outros.

Plataformas que ajudam os funcionários em suas decisões, mostrando caminhos profissionais baseados em seus desejos e possibilidades gerados por IA.

A IA pode ajudar a analisar o desempenho de equipes e indivíduos, identificando áreas de melhoria.

Estudar e melhorar a retenção, bem-estar e engajamento dos funcionários.

Chatbots inteligentes que reúnem documentos e sistemas transacionais para melhorar a experiência do usuário.

Como a IA pode impulsionar a produtividade do seu time

Por onde começar?

Entendo que os problemas são muitos e as opções para melhorias são infinitas, mas Bersin alerta em seu artigo que é interessante pensar em um problema de cada vez. Ou seja, buscar refletir qual problema você gostaria de focar: Recrutamento e Integração? Treinamento e Desenvolvimento? Engajamento? Comece pequeno!

Além disso, depois de decidir por onde começar, é hora de envolver a equipe de TI. Cada um desses casos de uso se transforma em um conjunto de problemas como qualidade e gerenciamento de dados e, em seguida, segurança, regras de negócios e confidencialidade.

Por fim, entenda que soluções baseadas em IA precisam de cuidados e alimentação contínuos. Portanto, não adianta implementar iniciativas com o uso de inteligência artificial sem pensar também em cuidar desse sistema. Caso contrário, ele será insustentável.

Atenção: o uso de IA revela a necessidade de novas habilidades

A Inteligência Artificial (IA) é vista por muitos como uma oportunidade de expansão no mercado de trabalho. Contudo, uma pesquisa da Randstad destaca uma lacuna: embora haja otimismo em relação à IA, apenas um em cada dez trabalhadores recebeu treinamento específico. Especialmente a Geração Z vê a capacitação em IA como crucial para seu crescimento profissional.

Desde o início deste ano, houve um aumento de 20 vezes no número de ofertas de emprego que exigiam habilidades em IA generativa, como o ChatGPT da OpenAI. No entanto, apenas 13% dos entrevistados afirmaram ter recebido algum tipo de treinamento em IA no último ano, ressaltando a necessidade urgente de capacitação nessa área.

Em um mundo em rápida transformação, a verdadeira questão não é se estamos prontos para a IA, mas se estamos fazendo o suficiente para preparar nossa força de trabalho para o futuro que ela traz.

Acompanhe tudo sobre:Cultura de AprendizagemInteligência artificialRecursos humanos (RH)EducaçãoUniversidades corporativas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame