Ferramentas baseadas em IA podem categorizar e-mails automaticamente (foto/Thinkstock)
Publicado em 19 de novembro de 2024 às 17h27.
Última atualização em 19 de novembro de 2024 às 17h31.
Administrar e-mails de forma eficiente é um dos maiores desafios para profissionais que lidam com agendas lotadas. Mark Cuban, Tim Cook e outros líderes de sucesso utilizam estratégias simples, mas poderosas, para otimizar o uso do e-mail e ganhar produtividade. Entre elas, está um truque que envolve o uso de inteligência artificial e técnicas de priorização para gerenciar melhor a comunicação diária. A seguir, veja como aplicar essa tática e transformar sua rotina de e-mails, segundo o Inc.com:
Tanto Mark Cuban quanto Tim Cook defendem a ideia de que e-mails devem ser concisos e diretos. Mensagens curtas economizam tempo para o remetente e o destinatário, reduzindo mal-entendidos e agilizando as respostas. Usar listas de tópicos ou frases claras ajuda a transmitir a mensagem de forma eficiente.
Líderes como Tim Cook e Bill Gates utilizam a tecnologia para filtrar e priorizar mensagens. Ferramentas baseadas em IA podem categorizar e-mails automaticamente, destacando os mais importantes e respondendo a mensagens simples por meio de assistentes virtuais. Essa abordagem reduz o tempo gasto com tarefas manuais, como organizar a caixa de entrada.
Uma prática comum entre esses líderes é responder e-mails prioritários rapidamente ou delegar tarefas sempre que possível. O hábito de tomar decisões imediatas sobre cada mensagem evita o acúmulo de pendências e mantém o fluxo de trabalho em dia.
Em vez de checar a caixa de entrada constantemente, Mark Cuban e outros líderes recomendam definir momentos específicos do dia para lidar com e-mails. Isso reduz as interrupções e aumenta o foco em outras tarefas prioritárias.
De olho nessa tendência, a EXAME desenvolveu o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento composto por quatro aulas introdutórias ao MBA que prometem preparar profissionais para se tornarem verdadeiros especialistas em IA. As aulas serão apresentadas por Miguel Lannes Fernandes, pioneiro em tecnologia com uma trajetória marcada por inovações, e vão ao ar de forma 100% virtual.
Outra boa notícia é que não é necessário possuir conhecimento prévio em tecnologia ou habilidades de programação – basta graduação completa em qualquer área de formação. Ao final das aulas, os participantes receberão um certificado de participação exclusivo para adicionar o currículo.