(Salesforce/Reprodução)
Redator da Faculdade Exame
Publicado em 12 de janeiro de 2025 às 05h00.
Se você ainda está se familiarizando com chatbots e copilotos de IA, você já está ficando para trás.
Agora, no Vale do Silício, só se fala em uma coisa: agentes de inteligência artificial. Essa tecnologia é capaz de desempenhar tarefas mais complexas e que envolvem vários passos, como aprovações de orçamento e toda a jornada de atendimento ao cliente, do começo ao fim. Eles podem efetivamente responder à tíquetes de atendimento, e não só encaminhá-los para um atendente -- tudo isso com pouca ou nenhuma supervisão humana.
Sam Altman, pai do ChatGPT e CEO da OpenAI, descreve os agentes como "o próximo grande avanço", enquanto a Salesforce já tem acordos para instalar agentes em mais de 200 grandes empresas, como Accenture e FedEx.
"Estamos à beira de uma transformação revolucionária," disse o CEO da Salesforce, Marc Benioff. "Vamos testemunhar o nascimento do funcionário digital."
De acordo com a Bloomberg, o ChatGPT, apesar de ter aumentado a produtividade, "não alterou radicalmente a dinâmica das empresas". Mas, os agentes, por sua vez, têm esse potencial. Eles podem absorver tarefas diárias e repetitivas que consome tempo de milhões de humanos.
Durante um podcast, Altman descreveu a tecnologia como um "colega de trabalho sênior e muito inteligente que pode te ajudar em qualquer projeto". Ele pode trabalhar inteiramente sozinho durante dias e até semanas, parando para te perguntar caso ele tenha dúvidas. Diferentemente das IAs generativas que conhecemos hoje, os agentes não vão inventar respostas e nem fazer nada sem seu consentimento.
Benioff disse que a chegada dos agentes vai mudar a dinâmica até dentro de sua própria empresa.
"Essa revolução trará desafios. Funções mudarão e nossos negócios terão de se adaptar," disse. "Todos nós teremos de rebalancear nossa força de trabalho conforme os agentes vão crescendo internamente."
E isso não é uma tendência momentânea ou um truque de marketing da Salesforce. No último mês de novembro, a Microsoft revelou seus agentes integrados ao Copilot, enquanto a OpenAI prepara seu lançamento ainda neste mês. Além delas, empresas menores como a Perplexity e dezenas de outras startups já oferecem o serviço.
E você precisa estar preparado.
Pensando nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
Os interessados devem clicar aqui para se inscreverem.