Carreira

Dia do trabalho: conheça a origem do feriado do dia 1º de maio

Dia do Trabalho, uma data para lembrar a importância do trabalhador para construção da sociedade

Dia do trabalhador (Brenda Sangi Arruda/Getty Images)

Dia do trabalhador (Brenda Sangi Arruda/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 1 de maio de 2024 às 12h10.

Última atualização em 2 de maio de 2024 às 09h40.

Tudo sobreGuia de Carreira
Saiba mais

Nesta quarta-feira, 1 de maio, é celebrado o Dia do Trabalho, uma data para lembrar a importância do trabalhador para construção da sociedade. O feriado, que é muito popular no Brasil, é celebrado em diversos países do mundo.

A celebração do dia do trabalhador remonta ao final do século XIX, quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, realizaram uma grande greve geral demandando a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. No Brasil, o 1º de maio começou a ganhar importância no final do século XIX.

Por que 1º de maio é Dia do Trabalho?

A celebração do Dia do trabalhador se iniciou ano final século XIX em movimentos trabalhistas que atuavam em Chicago, nos Estados Unidos. Durante a Revolução Industrial, a precarização do trabalho nas fábricas era gigantesca e esses movimentos reivindicavam melhorias nas condições.

Nesse período era comum que trabalhadores fossem colocados em jornadas degradantes, superiores até 12 horas por dia. Eles não possuíam direitos a descanso e a falta de segurança e salários baixos era uma característica forte.

Foi então que no dia 1º de maio de 1886, surgiram diversos protestos em Chicago, reivindicando, sobretudo, a redução da jornada de trabalho para oito horas por dia. Após muita repressão e protestos que duraram até o dia 4, diversos manifestantes morreram e os líderes dos movimentos foram condenados a prisão.

O dia 1º de maio foi considerado feriado apenas em 1919,na França, após a jornada de oito horas diárias ter sido ratificada por lei. Em seguida, esse dia transformou-se em feriado também na Rússia, no ano de 1920.

Feriado do Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, a celebração do Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador começou a ganhar força na década de 1910, impulsionada por movimentos trabalhistas que emergiam com vigor. A importância crescente das questões trabalhistas levou à oficialização da data como feriado nacional durante a presidência de Artur Bernardes.

Posteriormente, a data foi utilizada por Getúlio Vargas para anunciar políticas trabalhistas significativas como a CLT e a criação da Justiça do Trabalho.

Com o tempo, o 1º de maio passou a ser um dia tanto de comemoração quanto de reivindicação de direitos pelos trabalhadores.

Quais os próximos feriados em 2024

1º de maio é feriado ou ponto facultativo?

O Dia 1º de maio é considerado feriado nacional, de acordo com a lei Portaria do Primeiro-Secretário nº 32, de 2021 do Senado Federal.

Acompanhe tudo sobre:Dia do TrabalhoGuia de Carreira

Mais de Carreira

Quais são os benefícios de um estagiário?

Quais são os direitos de um estagiário?

BAT Brasil abre programa de trainee com desenvolvimento global e salário inicial de R$ 10 mil

A Cultura do Excesso Corporativo: Ela pode estar na sua empresa e você nem sabe; conheça os sinais

Mais na Exame