Fachada do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo: pós em shopping centers é voltada para gestores do setor (Divulgação)
Talita Abrantes
Publicado em 9 de dezembro de 2010 às 16h53.
São Paulo – Em 2011, pelos menos duas instituições de ensino superior devem oferecer cursos de pós-graduação voltados para executivos e profissionais que atuam no setor de shopping centers.
Os números que fundamentam o setor podem ser uma resposta por esse novo interesse das escolas de pós-graduação. De acordo com informações da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o mercado de Shopping Centers é responsável por 18,3% do varejo nacional e por 2% do PIB.
Ao todo, os 408 estabelecimentos desse tipo abrigam mais de 70 mil lojas e empregam mais de 720 mil hoje no Brasil. Juntos, eles devem fechar 2010 com um faturamento líquido de 87 bilhões de reais.
Nos próximos anos, esses dados tendem a subir. “O enriquecimento da nova classe média somada à expansão do crescimento econômico para outras áreas além das capitais devem movimentar e transformar o setor”, afirma Silvio Laban, professor do Insper. Diante desse cenário, os profissionais do setor – de executivos a marqueteiros – devem estar bem preparados para responder a essas demandas
Uma opção para os gestores de shopping centers é o curso de pós-graduação oferecido pelo Insper. Com duração de 15 meses ou o equivalente a 360 horas, o Shopping Center Management Program é elaborado com base em casos práticos da rotina de gerenciamento desse setor.
“O programa conta com assuntos que vão desde a escolha do mix de lojas, passando por marketing de varejo até os contratos imobiliários dos shopping centers”, afirma Laban que faz parte do conselho do Shopping Center Management Program, do Insper.
Com menor de duração, a Escola Superior de Propaganda e Marketing oferece um curso de uma semana focado apenas em conceitos de marketing apenas para shopping centers.
As inscrições para a pós-graduação executiva em shopping centers do Insper vai até 31 de janeiro. O programa da ESPM só deve começar em maio de 2011.