Ferramentas de inteligência artificial (pixdeluxe/Getty Images)
Content Writer
Publicado em 2 de janeiro de 2025 às 05h00.
Usar a inteligência artificial para editar selfies ou buscar receitas é só o começo. Sarah Hoffman, VP de pesquisa de IA e aprendizado de máquina na Fidelity Investments, acredita que essas ferramentas podem fazer muito mais. Durante o Fast Company Innovation Festival 2023, ela destacou o ChatGPT, da OpenAI, como um aliado poderoso no ambiente de trabalho.
E ela tem razão. Dominar ferramentas de IA pode transformar a maneira de trabalhar e tornar qualquer profissional mais eficiente, criativo e bem-informado. Veja como.
Acelerando processos
Imagine ter que criar uma apresentação do zero – incluindo as horas gastas pensando na estrutura, organizando ideias e revisando tudo. Agora, pense no ChatGPT fazendo esse trabalho em segundos. Seu papel passa a ser apenas revisar e refinar. Essa é a mágica da IA: acelerar processos, evitando o temido bloqueio criativo.
Mas atenção: a tecnologia não é infalível. Em um estudo recente da Purdue University, o ChatGPT errou em 52% das respostas sobre engenharia de software. Revisar o conteúdo gerado é essencial, pois a IA, por vezes, inventa informações. “Você precisa de um ser humano, porque essa tecnologia pode inventar coisas”, disse Hoffman.
Criatividade sem limites
Hoffman também vê no ChatGPT um parceiro de brainstorming – ou seja: ter ideias criativas por você. Ele pode não acertar sempre, mas para gerar ideias isso não é um problema. No brainstorming, o que importa é ter um ponto de partida. E a IA pode trazer sugestões que ativam a criatividade.
“Não me importo se ele inventar algo enquanto estou fazendo um brainstorming”, disse Hoffman. “Não estou usando isso como uma ferramenta de pesquisa”, ponderou.
Perguntar sem medo
Fazer perguntas pode ser desconfortável. Em muitos ambientes, as pessoas evitam questionar por medo de julgamento. Mas a IA elimina essa barreira. Se uma dúvida persiste, basta perguntar ao ChatGPT: "Explique como se eu estivesse na quarta série", ou "Faça uma analogia simples". E ele responde, sem hesitação, sem julgamento.
Isso porque a IA não se ofende com perguntas repetidas. Não importa quantas vezes você precise de explicações, ela estará lá para ajudar. Hoffman destaca isso como um ponto poderoso: ao contrário de interações humanas, a IA não julga.
Nesse novo cenário, a inteligência artificial não é apenas uma ferramenta, mas um aliado estratégico para quem deseja progredir profissionalmente. A diferença entre usar IA para simples tarefas e explorá-la como catalisador de novas formas de trabalhar pode ser o que separa o profissional comum daquele que realmente se destaca.
Para aqueles que desejam começar uma carreira no mercado de IA, há uma notícia boa: a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE IA
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME