(Maskot/Getty Images)
Redatora
Publicado em 21 de janeiro de 2026 às 16h01.
Eles não têm crachá fixo, nem rotina de 9h às 18h. São profissionais com experiência de alto nível — em finanças, marketing, liderança — que atuam como executivos por demanda, em diferentes empresas ao mesmo tempo, em horários flexíveis e com escopo definido. E o mais importante, eles estão crescendo.
O fenômeno dos executivos fracionados já não pode mais ser ignorado. Desde 2018, a demanda por esse tipo de atuação triplicou, segundo dados da consultoria Revelio Labs. O cargo mais procurado é o de CFO, responsável pela gestão financeira de uma empresa responsável, por 18% das contratações desse modelo, seguido por CMO, Diretor de Marketing, (14%) e até CEO (10%).
Mas o que esse movimento diz sobre o momento atual — e o futuro das carreiras de alta performance? As informações foram retiradas da Fast Company.
DESCUBRA COMO EMPREENDER COM O 8º RASILEIRO MAIS RICO ABAIXO DOS 30 ANOS: o sucesso começa com o primeiro passo. Garanta sua vaga na masterclass e impulsione sua jornada empreendedora!
Com a onda de demissões, especialmente no setor de tecnologia, muitos profissionais altamente qualificados ficaram disponíveis no mercado. Ao mesmo tempo, as empresas vêm enfrentando restrições orçamentárias.
O modelo fracionado surgiu como uma resposta direta a esse cenário: menos custo fixo, mais flexibilidade.
“Os empregadores veem o trabalho fracionado como uma forma de economizar custos ao mesmo tempo em que preenchem funções críticas. E, diante da fragilidade do mercado de trabalho, mais profissionais estão dispostos a aceitar essas posições”, explicou Lisa Simon, economista-chefe da Revelio Labs.
Se, para alguns, o modelo fracionado surgiu como alternativa temporária após desligamentos, para outros, trata-se de uma decisão consciente — especialmente entre mulheres.
Nos EUA, 38% dos executivos fracionados são mulheres, enquanto apenas 31,5% ocupam cargos executivos tradicionais. Segundo a pesquisa, essa diferença se dá pelo desejo de maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal, especialmente entre mães e profissionais com responsabilidades de cuidado.
“Esse modelo é mais atrativo para quem precisa de flexibilidade”, disse Lisa Simon. “As mulheres são mais propensas a recusar o retorno obrigatório aos escritórios e o trabalho fracionado oferece uma estrutura mais adaptável”, ela complementa.
Ao unir autonomia e especialização, os solopreneurs — empreendedores individuais altamente qualificados — estão desenhando um novo padrão de ambição. Eles não querem escalar empresas do zero, mas sim escalar o próprio valor no mercado.
DESCUBRA COMO EMPREENDER COM O 8º RASILEIRO MAIS RICO ABAIXO DOS 30 ANOS: o sucesso começa com o primeiro passo. Garanta sua vaga na masterclass e impulsione sua jornada empreendedora!
Trabalham com múltiplas empresas, desenvolvem projetos estratégicos, fazem parte de conselhos e atuam onde suas competências são mais valorizadas.
Eles mostram que é possível crescer com estratégia, sem se prender ao modelo tradicional de carreira linear e emprego fixo.
O Na Prática convida você a dar o próximo passo em sua jornada empreendedora!
Na masterclass gratuita com Pedro Franceschi, co-fundador da Brex, você aprenderá os segredos do Vale do Silício e como aplicar princípios de liderança e equilíbrio para alcançar um sucesso extraordinário.
Não perca essa oportunidade única de aprender com um dos maiores visionários do mercado global. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Inscreva-se agora e comece sua jornada para o sucesso!