Jeff Bezos: fundador da Amazon é considerado uma das grandes referências mundiais quando o assunto é liderança (David McNew / Correspondente/Getty Images)
Beatriz Correia
Publicado em 17 de maio de 2022 às 09h31.
Desenvolver boas lideranças sempre foi o foco de empresas de sucesso, mas, com a pandemia, essa soft skill passou a ser ao mesmo tempo mais requisitada pelas companhias e mais difícil de ser desenvolvida, já que a distância se tornou um obstáculo a mais no processo.
No entanto, empresas e RHs continuam valorizando muito profissionais que saibam liderança. Mas, de fato, o que significa ser um bom líder? O que estudar para desenvolver esta habilidade? Não existe uma resposta certa para essas perguntas, porque as possibilidades são infinitas, mas é possível recorrer a livros, palestras ou até estudar práticas disseminadas por grandes executivos para procurar respostas. Algumas características e hábitos necessários para ser um bom líder são:
Outro caminho para desenvolver a liderança é olhar para grandes líderes atuais e os seus ensinamentos. Por isso, a EXAME Academy desenvolveu o e-book gratuito Manual de Liderança, que reúne dicas de grandes líderes como Tania Cosentino, Jeff Bezos, Bill Gates, Sofia Esteves e Luiza Helena Trajano.
O conteúdo está disponível gratuitamente, e, ao se inscrever, você recebe conselhos e aprende com as experiências dos maiores nomes quando o assunto é liderança. Para baixar de forma gratuita, acesse a página do e-book AQUI.
Veja, a seguir, algumas dicas de Luiza Helena Trajano, Bill Gates e Jeff Bezos sobre como ser um bom líder:
Luiza Helena Trajano - fundadora do Magazine Luiza
Tenha empatia. "Eu trabalhei muito tempo na ponta, no balcão. E ali aprendi a ter empatia, a trocar de papel com o outro e ir para o mundo dele. Eu tinha clientes muito simples. Então ou eu trocava de lugar com ele, aumentava meu nível de consciência para vender bem, ou perderia ele."
Bill Gates - fundador da Microsoft
Uma das mais famosas citações de Gates é, “não importa quanto dinheiro você tenha, você não pode comprar mais tempo”. O bilionário segue a chamada lei das primeiras coisas. A regra diz que a primeira tarefa que você faz logo de manhã é capaz de influenciar na sua produtividade pelo resto do dia. Gates, por exemplo, começa o dia com uma corrida na esteira e alguns vídeos educacionais.
Jeff Bezos - fundador da Amazon
Para Jeff Bezos, é importante ter tempo de qualidade para focar em objetivos específicos. Estabelecer metas diárias e saber onde cada parte do seu tempo será gasta é uma chave para ser mais produtivo, além de trazer um senso claro de propósito, segundo o executivo. Ao cumprir tarefas ao longo do dia, focando em uma por vez, é possível estar mais motivado para continuar fazendo mais tarefas, o que pode trazer um senso claro de "missão cumprida" ao longo do dia.
QUERO BAIXAR O MANUAL DE LIDERANÇA E APRENDER AS HABILIDADES DOS MAIORES LÍDERES DO MERCADO