Carreira

Cônjuge bagunceiro atrapalha sua carreira, diz estudo

Pesquisa mostra que a personalidade do seu parceiro interfere - e muito - no seu salário e no número de promoções que você recebe ao longo da carreira


	Alianças: companheiros de pessoas metódicas ganham mais e são mais satisfeitos com o trabalho, dizem pesquisadores
 (Jeff Belmonte/WIkimedia Commons)

Alianças: companheiros de pessoas metódicas ganham mais e são mais satisfeitos com o trabalho, dizem pesquisadores (Jeff Belmonte/WIkimedia Commons)

Claudia Gasparini

Claudia Gasparini

Publicado em 31 de outubro de 2014 às 14h24.

São Paulo - Seu parceiro ou parceira é desorganizado e impulsivo? Não é só a carreira dele ou dela que pode sofrer com isso. A sua também.

Pelo menos é o que afirmam psicólogos da Universidade de Washington em St Louis, que acompanharam mais de 4.500 pessoas casadas ao longo de cinco anos. A conclusão deles é que existe uma clara relação entre o sucesso de um profissional e a personalidade do seu cônjuge.

No período de observação, os participantes da pesquisa que eram casados com pessoas extremamente eficientes e organizadas receberam mais promoções no trabalho, ganharam salários mais altos e manifestaram mais satisfação com a carreira.

Mais do que qualquer outra, a eficiência é a característica da sua “cara metade” que mais faz diferença para o seu trabalho, segundo o estudo. Outros traços psicológicos como extroversão ou neurose não afetam tanto a sua evolução profissional.

Alianças trocadas com a produtividade
Mas por que ser casado com alguém metódico é tão benéfico para a carreira? Uma das hipóteses dos pesquisadores é que a maioria das pessoas espelha o comportamento do cônjuge: se ele ou ela é ágil, produtivo e habilidoso, é provável que você sinta necessidade de copiar essa atitude.

Outra explicação é que ter um parceiro eficiente frequentemente “livra” o profissional de cuidar de tarefas domésticas - o que acaba lhe deixando com mais tempo para se dedicar à carreira.

Joshua Jackson, um dos psicólogos por trás do estudo, ressalta que o benefício não vale apenas para um gênero. Tanto mulheres quanto homens casados com pessoas que colaboram nas tarefas de casa se dão melhor no trabalho.

“O que permite que alguém se dedique à profissão é ter um parceiro eficiente e produtivo. E isso merece ser considerado pelos dois gêneros”, disse Jackson ao Washington Post.

O “charme” dos metódicos
A lição que fica, dizem os pesquisadores, é que qualidades como eficiência e organização também devem ser consideradas na hora de escolher o seu par.

“Enquanto pesquisas anteriores mostram que as pessoas desejam parceiros gentis e pouco neuróticos, percebemos que elas também deveriam desejar companheiros altamente eficientes”, escreveu Brittany Solomon, uma das envolvidas no estudo.

“Embora ter um parceiro metódico possa parecer uma receita para um estilo de vida rígido e entediante”, continuou ela, “descobrimos que cônjuges com esse perfil trazem mais chance de prosperidade no relacionamento e na carreira”.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosCasamentoSucesso

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões