Exame Logo

Conheça as profissões (e os salários) que devem bombar em 2022

Piloto de drone, engenheiro de georreferenciamento e "analista de pessoas", ou "People Analytics" são alguns dos exemplos

Equipe de Marketing: Executivo de Contas, Coordenador de Marketing Digital e Gerente de e-commerce são alguns dos cargos em alta (iStock / Getty Images Plus/Divulgação)

Victor Sena

Publicado em 23 de outubro de 2021 às 08h00.

Última atualização em 26 de outubro de 2021 às 10h20.

O mercado de trabalho do pós-pandemia já mostra a consolidação do home office, a continuidade na alta dos salários do setor de tecnologia e a queda das fronteiras para as contratações de profissionais.

Essas são algumas das conclusões da consultoria Robert Halt para o cenário de 2022.

Veja também

Com a retomada gradual da economia, o Guia Salarial 2022 da consultoria mostra também as profissões e os setores que são tendência para o próximo ano, levando em conta principalmente o fim do isolamento social.

Piloto de drone, engenheiro de georreferenciamento e "analista de pessoas", ou "People Analytics" são alguns dos exemplos.

Essas novas profissões fazem parte parte de áreas como Engenharia, Finanças e Contabilidade, Jurídico, Mercado Financeiro, Recursos Humanos, Seguros, Tecnologia e Vendas e Marketing.

O guia verificou também que haverá uma exigência maior pelas chamadas soft skils, habilidades comportamentais que todo profissional precisa ter.

As cinco soft skills mais valorizadas são: Comunicação, Adaptabilidade, Flexibilidade, Perfil Analítico/Visão Estratégica, Senso de dono/Visão do negócio.

Outros dois pontos que a pesquisa verificou foi: há um desafio de atração de retenção, já que a maior parte dos recrutadores (69%) acredita que encontrar colaboradores qualificados será mais difícil e o chamado anywhere office virou realidade. Agora, a flexibilização é considerada fundamental.

“O que era benefício agora é ferramenta de trabalho e isso significa retenção de profissionais. Cerca de 38% dos profissionais não continuariam na empresa se nao tivessem o modelo híbrio. O trabalho híbrido veio para ficar”, explica Lucas Nogueira, diretor de recrutamento da Robert Half.

Assim, quase metade dos executivos (49%) tem receio de perder algum profissional-chave no próximo ano e entre os principais motivos estão: abordagem mais agressiva da concorrência, aumento da pressão por resultados e insatisfação com o salário.

Para Nogueira, as profissões listadas abaixo são áreas que não devem ter o ciclo interrompido nos próximos 3 ou 4 anos. Ou seja, vale a pena apostar neças enquanto estudantes.

Veja abaixo as áreas e as profissões em alta para 2022.

Engenharia

Finanças e contabilidade

Jurídico

Mercado Financeiro

Recursos Humanos

Seguros

Tecnologia

Vendas e Marketing

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosDicas de carreiraEXAME-Academy-no-InstagramInteligência emocionalPandemia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame