Reunião de feedback (Valueline/Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 12h00.
Última atualização em 11 de dezembro de 2017 às 12h00.
Estamos na reta final para o encerramento do ano. Eu sei que por muitas vezes, em meus textos, mencionei a importância do feedback. Sem querer ser redundante ou repetitiva, queria entrar nesse assunto novamente, de forma mais específica e aprofundada, porque acredito que seja importante encerrar o ciclo do ano com um retorno sobre o que foi feito até aqui.
Percebo que as pessoas costumam pensar no feedback só na hora da avaliação de desempenho. Mas essa é uma ferramenta muito valiosa para alinhar expectativas, unir as pontas soltas e fazer com que todos aprendam e cresçam juntos como profissionais, conquistando melhores resultados para a companhia e para si próprios.
Portanto, que tal aproveitar que o ano vai chegando ao fim para amarrar as pontas desse ciclo e começar a se preparar para o próximo? Para facilitar esse momento, acredito que seja muito importante criar um ambiente de troca, reconhecendo que o processo é de análise conjunta. Também é importante assegurar uma comunicação. Além disso, se alguma das partes (quem dá o feedback ou quem recebe) estiver frustrada, irritada, cansada ou se a conversa estiver comprometida por algum motivo pare e agende um novo momento.
Pensando nesses pontos importantes, tanto para quem dá quanto para quem recebe feedback, listei alguns conselhos que julgo importante para as duas pontas, acompanhe!
Como receber feedback
Como dar um bom feedback
Finalizar o ano com um retorno sobre o trabalho desenvolvido pode ser muito benéfico tanto para o profissional quanto para a empresa. Vale a pena fazer essa tentativa!