Carreira

Como se tornar inesquecível para o headhunter após a entrevista

Aprenda a permanecer na mente do recrutador mesmo depois de não ser aprovado no processo de seleção

Atualizar seu currículo e enviá-lo ao recrutador é fórmula simples para fazê-lo lembrar de você (Getty Images)

Atualizar seu currículo e enviá-lo ao recrutador é fórmula simples para fazê-lo lembrar de você (Getty Images)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 6 de julho de 2011 às 15h56.

São Paulo – A entrevista foi perfeita e você não poderia sair de lá menos confiante. Mesmo assim, dias depois, o headhunter avisa que a oportunidade profissional em questão foi para outra pessoa mais compatível com o perfil da vaga.

Calma. Isso não é sinal de que tudo está perdido. Ou que nunca mais você será contratado para um emprego, por meio daquele recrutador.
Ao contrário. Se você se saiu bem durante o processo de seleção e tem um currículo de tirar o fôlego, as chances de que seja convocado para novos recrutamentos são bem concretas.

A dica é mostrar-se disponível e aberto para novas oportunidades – mas sem exagerar.

Objetividade e simpatia

Dessa forma, assim que receber a notícia de que não foi aprovado no processo de seleção, envie um e-mail de agradecimento ao recrutador. Mas nada de recheá-lo com justificativas para algum deslize durante a entrevista.

“O ideal é enviar uma mensagem curta, de cerca de três linhas, agradecendo pela atenção e por tê-lo conhecido pessoalmente”, afirma Verônica Rodrigues, consultora organizacional e diretora da VR Consulting. “É uma mensagem simpática que deixa uma boa impressão”.

Como retomar o contato?

Passados de três a seis meses do contato inicial, vale a pena tentar estabelecer um novo canal de comunicação. Mas, serão necessários argumentos que justifiquem a postura.

“Durante o processo de seleção, o candidato deve estar atento para captar qual é o ponto que realente interessa ao entrevistador”, diz José Augusto Figueiredo, COO da DBM América Latina.


Por exemplo, se durante a entrevista, você percebeu que sua formação tem algumas lacunas, então retorne aos estudos. E utilize isso como o pretexto para retomar o contato.

“Se o profissional atualizou o próprio currículo, aí sim, cabe uma nova mensagem curta”, diz a Verônica.

No campo ‘Assunto’, seja objetivo. A frase ‘Contato para atualização de Currículo’ é uma boa solução. Anexe o currículo ao e-mail. Contextualize o período e ocasião em que conheceu o headhunter - mas sem se ater a detalhes desnecessários.

Justifique o e-mail com o argumento da atualização do currículo e, de cara, cite o que mudou na sua carreira nesse período. “Entregue tudo mastigado para o recrutador”, diz a especialista. E, sempre, mostre-se aberto para novas oportunidades.

Não faça marcação cerrada

Agora, não vale ficar no pé do recrutador. “O headhunter toca centenas de processos ao mesmo tempo”, lembra Verônica. “Ele não tem tempo para ficar se preocupando com candidatos de processos passados”. Você, provavelmente, não quer ganhar a fama (eufemista) de inconveniente.

Não vale ligar para confirmar recebimento de e-mail, enviar e-mails todos os dias, adicionar em todas as redes sociais possíveis ou pressionar para que o recrutador explique porque você não foi escolhido.

“Na ansiedade de ter uma resposta positiva, muitos atropelam os processos de seleção quando deveriam respeitá-los”, diz Figueiredo.

Acompanhe tudo sobre:ComportamentoMercado de trabalhoNetworking

Mais de Carreira

Happytalismo: conceito criado no Butão diz que, sim! - é possível ser feliz no trabalho

Como o e-mail pode contribuir com o networking profissional

Conheça 8 comportamentos para deixar de lado e melhorar sua comunicação

Saúde mental impacta geração Z no trabalho, diz pesquisa no Reino Unido