Carreira

Como estudar para concursos durante o carnaval (sem choro)?

Especialista dá dicas para encarar um feriado prolongado na companhia de livros, simulados e muito estudo

Homem com sombrinha de frevo (Creative Commons/_caiobruno)

Homem com sombrinha de frevo (Creative Commons/_caiobruno)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2012 às 11h40.

Como estudar para concursos durante o carnaval (sem choro)?
Respondido por Nelson Rosenvald, procurador de justiça e professor do Complexo Educacional Damásio de Jesus

Para quem é concurseiro, uma semana pode representar um espaço de tempo estratégico para o bom desempenho nas provas. Para que você não sinta que está desperdiçando momentos sublimes de folia, concentre os estudos na matéria em que possui mais dificuldades de fixar conteúdo.

Escolha um ambiente sossegado, a fim de que a algazarra do carnaval não invada o seu espaço e prejudique os seus nobres propósitos. Quando a concentração se dissipar (e isso acontece com todos nós), em vez de se lamentar pela perda da festa, afaste o remorso e, objetivamente, lembre-se dos aeroportos lotados e engarrafamentos que já estão virando clichê.

Nessas horas, portanto, reflita sobre como deseja a aprovação em concurso público. Faça desse sonho o combustível para superar os dias de Carnaval. Adote como companheiros de viagem os livros, os resumos da aula, a voz ou o rosto do seu professor - mesmo que ele ou ela não tenha as feições de Brad Pitt ou Angelina Jolie.

Pense no concurso público como um processo, que nasce e se desenvolve com a finalidade de alcançar a aprovação. Nessa trajetória de acúmulo de conhecimentos, os feriados são etapas necessárias para a aquisição de informações que lhe conduzirão ao êxito. Não exclua o Carnaval desse contexto.

A vida não pode ser idealizada ou guiada pelo princípio do prazer, mas pela serena compreensão da realidade. Não lamente o esforço psicológico que será dedicado ao Carnaval de 2012. Entenda que é um investimento: “hoje eu estudo, amanhã colherei os frutos”. Em outros carnavais, você poderá comemorar da maneira que quiser – evidentemente, se gostar do carnaval!

 

 
 
 
Nelson Rosenvald é Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e Professor de Direito Civil e Direito Processual Civil, autor de livros jurídicos, professor do Complexo Educacional Damásio de Jesus.

 

 

Acompanhe tudo sobre:administracao-do-tempoCarnavalConcursosConcursos públicos

Mais de Carreira

Da roça para Paris: a história inspiradora do atleta “Maranhão” que irá disputar as Olimpíadas

De estilista a presidente: os 4 passos para alcançar o sucesso, segundo a CEO do Grupo Malwee

Arteris investe em educação corporativa para lidar com desafios de diversidade geracional

Com salários de até R$ 96 mil, veja 12 profissões em alta no mercado para quem gosta de números

Mais na Exame