Da Vinci, Darwin e Morzat deixaram lições de carreira que podem ser praticadas ainda hoje (Stock Montage/Print Collector/Hulton Archive/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 5 de novembro de 2024 às 11h27.
Por André Augusto de Almeida, fundador da House of Managers (Academia de Gerentes) e da M.O.V.E. Institute
Você já se sentiu pressionado ao dominar cada aspecto do seu trabalho, enquanto lida com a pressão de ser inovador e consistente? Alcançar a verdadeira maestria vai além de saber o que fazer — envolve integrar habilidades, propósito e a capacidade de liderar e inspirar os outros.
Em 2012, o americano Robert Greene trouxe em seu livro “Maestria”, lições para alcançar a maestria na carreira. Para isso, o autor estudou a vida de grandes mestres da história, como Leonardo da Vinci, Wolfgang Amadeus Mozart e Charles Darwin, para identificar padrões comuns na trajetória de pessoas que alcançaram a maestria.
No cenário de constante mudança em que vivemos, “Maestria” oferece lições valiosas que podem ser aplicadas tanto na vida pessoal quanto na profissional. Para trazer essas ideias à prática, vamos considerar duas lentes:
Nesta abordagem, vale analisar o que Greene chama de “descobrir a vocação”. Esse é o primeiro passo para alcançar a maestria.
Grandes mestres encontraram sua vocação através da paixão e da paciência. Greene afirma que “a vocação é como uma fonte de energia interna”. Identificar esse foco traz motivação e propósito.
Lição prática: Pergunte-se: “Se eu pudesse escolher qualquer caminho, onde me veria daqui a cinco anos?” Refletir sobre o que desperta sua curiosidade ajuda a guiar o seu desenvolvimento pessoal.
Greene vê o mentor como alguém que expande nossas perspectivas e amadurece nosso desenvolvimento.
Lição prática: Encontre um mentor cujos princípios, valores e experiência inspirem você. Essa relação é um catalisador para o crescimento.
A maestria ocorre quando o propósito é traduzido em ações, criando impacto nos outros.
Lição prática: Concretize seu propósito com pequenas ações alinhadas aos seus valores e talentos, seja através de um novo projeto, um hobby ou compartilhando conhecimento.
Ao aplicar Maestria no trabalho, adotamos a mentalidade Blended Professional — uma abordagem flexível que permite ao Gerente Comercial integrar diferentes perspectivas e habilidades.
Para o gerente comercial, isso significa ter a resiliência de aprender e melhorar continuamente.
Lição prática: Defina metas de aperfeiçoamento em áreas-chave, como vendas e comunicação com clientes, e aproveite cada interação para refinar suas habilidades.
Greene exemplifica com líderes como Napoleão Bonaparte, que compreendiam e antecipavam as intenções dos outros.
Lição prática: Exercite a escuta ativa e busque entender as motivações da equipe e dos clientes para fortalecer relações e melhorar a comunicação.
Einstein combinou criatividade com rigor, algo essencial para inovação no atendimento e estratégias de vendas.
Lição prática: Aplique o Blended Professional imaginando-se em diferentes papéis, como estrategista ou conselheiro, para resolver problemas e encontrar novas abordagens.
As lições do livro “Maestria” são um guia para quem busca não apenas o sucesso, mas também profundidade e consistência em suas ações. Seja no desenvolvimento pessoal ou na aplicação prática da mentalidade Blended Professional, essas lições nos ajudam a transformar desafios em oportunidades de crescimento.