Diferença salarial: o cargo de desenvolvedor front-end tem a maior diferença entre salários (Denis Novikov/Getty Images)
Luísa Granato
Publicado em 25 de abril de 2022 às 16h06.
Última atualização em 29 de abril de 2022 às 10h40.
Com vagas de emprego e salário em alta, o setor de tecnologia apresenta a maior demanda por talentos. E, segundo levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE), também é onde existe a maior diferença de salários entre homens e mulheres.
O cargo de desenvolvedor front-end ficou no topo com a maior desigualdade de remuneração: a variação foi de 63% entre os salários dos homens e os das mulheres.
Garanta o seu lugar entre as melhores do Brasil, entre no Ranking Negócios em Expansão 2022
Estou ganhando bem? Compare os salários dos profissionais em cinco áreas
Ser unicórnio é um meio do caminho, mas não o nosso fim, diz CEO da Gupy
Segundo a consultoria IDados, que utiliza informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em média as mulheres ganham cerca de 20% a menos do que seus colegas do gênero oposto. Assim, os cargos no top 10 de desigualdade ficaram todos acima dessa média.
O Banco Nacional de Emprego é um site de currículos que está no mercado há 20 anos e tem mais de 135 mil empresas cadastradas. Na pesquisa de salários, foram considerados cargos de liderança, como gerentes e supervisores, mas também outras funções, como auxiliares e de analistas.
Segundo José Tortato, Chief Operating Officer (COO) do BNE, os dados mostram um reflexo da sociedade, pois os cargos com maior diferença salarial são de áreas e níveis hierárquicos diversos.
"Apesar da grande discrepância de gênero existir, também há um forte movimento nos setores de recursos humanos que buscam a igualdade. Inclusive, muitas empresas têm investido em programas de diversidade", diz.
Variação de salário entre gêneros:: 63,2%
Variação de salário entre gêneros:: 58%
Variação de salário entre gêneros:: 57,9%
Variação de salário entre gêneros: 56,3%
Variação de salário entre gêneros: 43,4%
Variação de salário entre gêneros: 41,7%
Variação de salário entre gêneros: 38,6%
Variação de salário entre gêneros: 36%
Variação de salário entre gêneros: 35,8%
Variação de salário entre gêneros: 31,2%
Você já conhece a newsletter da EXAME Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.